Cumprimento da pena: Sejus, Defensoria e Pastoral analisam com as Universidades

20 de agosto de 2007 - 03:00

O Projeto Reconstruindo a Liberdade, originário do Movimento pela Valorização e Fortalecimento da Defensoria Pública do Estado do Ceará será apresentado amanhã, ( 21 ), terça-feira, às 9 horas, no Auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rua Antônio Augusto, 555, Meireles. São convidados os Coordenadores dos Cursos de Direito das Faculdades e Universidades; os Diretores do Fórum Clóvis Beviláqua; Juízes e Promotores das Varas de Execuções Criminais e Penas Alternativas, os Diretores de Unidades Penitenciárias, Defensores Públicos, membros da Pastoral Carcerária e do Núcleo de Estudos Permanentes de Políticas Penitenciárias – NUEPP.

O Secretário da Justiça e Cidadania, Marcos César Cals de Oliveira, fará uma explanação sobre o atual Sistema Penitenciário do Estado do Ceará e os investimentos previstos e assegurados (recursos federais e estaduais ) para o biênio 2007/2008. O Projeto tem por finalidade promover a liberdade dos encarcerados nos presídios e penitenciárias do Ceará, em situação de já requerer ou ter requerido benefícios como a progressão de regime, liberdade condicional, remição de pena, dentre outros.

Segundo a estratégia será implantado, primeiramente, junto ao Instituto Penal Paulo Sarasate – IPPS (1.317 detentos ), considerado o de situação mais crítica no Estado. A intenção é promover uma convocação de vários segmentos para o conhecimento de uma realidade e da responsabilidade social de cada um. O Secretário da Justiça e Cidadania, Marcos César Cals de Oliveira, fará uma explanação sobre a atual situação da Sejus e os investimentos com recursos federais e estaduais para o biênio 2007/2008.

Informações: Defensoria Pública – Advogada Aline Miranda fone: 3224.2778

Pastoral Carcerária – Advogada Ruth Leite fone: 3256.0361

Ascom – Sejus

Programação do Reconstruindo a Liberdade

Encontro do dia 21/08/2007 – 9 horas – Auditório da SEJUS

09h00min – Abertura – Sr. Secretário da Justiça e Cidadania, Dr. Marcos César Cals de Oliveira.

09h20min – Palestra – Dr. Gustavo Junqueira (Doutor em Processo Penal pela PUC de SP, Defensor Público e Membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo).

09h50min – Visão do “Projeto Janela da Liberdade – Dr. Francisco Veras, Defensor Público.

10h00min – Apresentação do Projeto Reconstruindo a Liberdade

· Presos já condenados – Dra. Alice Miranda – Defensora Pública do IPPS (20 minutos)

· Presos provisórios – Dr. Michael Pinheiro, Juiz de Direito.

10h40min – Debates/Repasse do Projeto e Fichas – Coordenação da Dra. Ruth Leite (Advogada da Pastoral Carcerária) e Dra. Aline Miranda, Defensora Pública do IPSS.

11h00min – Encerramento.