SEJUS oferece serviços na Expoece 2008

12 de setembro de 2008 - 03:00

Balcão do Cidadão na Expoece 2008

O Balcão do Cidadão vai estar, de 14 a 21 de setembro, na 54º Exposição Agroindustrial do Ceará – Expoece 2008, oferecendo serviços para emissão de documento de identidade gratuita. O evento acontece no Parque de Exposições Governador César Cals e é uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Associação dos Criadores do Ceará (ACC). De abril ao início de setembro de 2008, o Balcão e o Caminhão do Cidadão já emitiram 15.214 documentos de identidade (RG) e folha corrida nos municípios do interior do Estado.

Produtos artesanais desenvolvidos por detentos vão estar expostos na Expoece 2008

Outro serviço que será oferecido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) na Expoece 2008 são produtos artesanais desenvolvidos por detentos e detentas dos presídios cearenses, como: almofadas, bijuteria, panos de prato, toalhas, colchas de cama, tapetes, livros e CD´s. A cada três dias trabalhados o detento é beneficiado com a remição de um dia na pena. Por serem ex-presidiários, muitos encontram dificuldade na hora de arranjar um emprego. Iraneide Maria Soares, assistente social do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (NAPAE), enfatizou que além do crescimento pessoal, o detento tem a vantagem de quando em liberdade poder trabalhar como autônomo.

As atividades orientadas pelo Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (NAPAE), ligado à Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), tem por objetivo promover a ressocialização do preso e do egresso, através do resgate dos vínculos familiares e comunitários, de atividades educativas e da inserção profissional.

Luana Lima
Estagiária de Comunicação
Ascom/SEJUS
Busca
SEJUS – Rua Antônio Augusto, 555 – P