SEJUS e SEDUC têm programação especial no Dia do Presidiário

18 de setembro de 2008 - 03:00

A Coordenação Educacional do Sistema Penitenciário da Secretaria de Educação Básica (Seduc), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) comemoram hoje, 18 de setembro, o Dia do Presidiário. Para celebrar a data, os presídios organizaram uma programação especial. De acordo com relatório da Sejus do dia 16 de setembro, existem nas Unidades Penais do Ceará 12.872 detentos, sendo 9.327 em regime fechado e 3.545 em regime semi-aberto e aberto.

No Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I) a programação, hoje, tem início às 9h, com apresentação em DVD da oração “a mim mesmo”, seguida de culto ecumênico com o Padre Marcos e o Pastor Fábio; às 10h 30min haverá a distribuição de lanche e sorteio de brindes; às 14h, para finalizar as atividades, será exibido um DVD com uma banda de forró. De acordo com a Coordenadoria Educacional da Escola do IPPOO I, as atividades têm como objetivo levar o encarcerado a refletir sobre seus atos e posições futuras, para um processo de mudança de comportamento.

No Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) um ato ecumênico, com a participação de membros da pastoral carcerária e comunidade evangélica, tem por objetivo fortalecer o lado espiritual dos alunos através da fé. Em seguida, os detentos participam de um lanche especial. Microfones e a caixa de som amplificada serão utilizados para reprodução dos louvores. Na sexta-feira, 19 de setembro, a programação prossegue com a leitura e análise do texto: “A ratoeira”, seguido de um lanche especial e palestra com o professor Diego Henrique, sobre: “Lei dos crimes hediondos e as regras de progressão de regime”.

No Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) está programado para o dia 18 uma oficina de artes. De acordo com a administração, no período de 6 a 10 de outubro será realizada a Semana do Presidiário.

Cadeias Públicas

Na Cadeia Pública de Aquiraz os internos estarão reunidos, às 9h, para orações e louvores, seguidos da leitura do texto reflexivo. No momento dedicado às brincadeiras haverá bingo com premiação de CD´s, kit escolar e kit higiene e distribuição de pirulitos com mensagens. Ao meio dia será servido um almoço especial.

Na Cadeia Pública de Maranguape a acolhida matinal será com cânticos para louvor e reflexão. Depois os detentos participam de gincana esportiva, com a realização de diversas competições, nas modalidades de corrida de saco, corrida do ovo, tiro ao alvo, dentre outras. Os prêmios simbólicos foram solicitados ao comércio local através do Conselho Comunitário, que acompanha as atividades da cadeia. Acontecerá, ainda, um concurso de redação, poesias e contos. Os alunos interessados receberão material para redigirem seus trabalhos, que serão avaliados pela direção da Unidade, juntamente com os professores. Posteriormente, poderão ser publicados. Os vencedores do concurso de redação serão agraciados com livros, arrecadados pelos professores do Sistema Penitenciário e da Coordenação Educacional do Sistema Penitenciário.

Luana Lima estagiária de Jornalismo Sejus
valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br

Informações: Coordenadora Educacional do Sistema Penitenciário – Magnólia Costa – 3101.2861
Ascom Sejus 18.09.2008