Sejus organiza Dia Contra o Tráfico de Seres Humanos

23 de setembro de 2008 - 03:00

O Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos (TSH), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, reúne-se com a equipe interna, nesta terça-feira, 23 de setembro Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos, para manter contatos com entidades estaduais, a fim de programar para os dias 28 e 29 de novembro de 2008, o I Fórum Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Ceará.

Em novembro, será comemorado o Dia Contra o Tráfico de Seres Humanos, para registrar no âmbito internacional, todas as diretrizes e medidas preventivas e de combate a um crime, que está, na maioria das vezes, acompanhado de outros, a exemplo do tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Na ocasião, será discutido o Regimento Interno, que tem como uma das propostas reuniões constantes, para que os municípios possam estar interligados nas atividades dos três eixos prevenção, combate e assistência – e passem a integrar a rede nacional de debates, sabendo o que cada Estado está realizando. O Ceará é o primeiro a promover um Fórum, para fortalecer este enfrentamento.

A Coordenadora do Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos, Eline Marques, diz que o TSH trabalha de forma fiscalizadora das ações, colaborando com alguns órgãos no encaminhamento e aguardo de resultados dos processos. Em outros momentos, como apoio nas investidas das polícias federal, civil e militar, em operações de apreensões e resgates.

No segmento de assistência, o escritório atua junto às vítimas e famílias, oferecendo o suporte necessário para evitar a ação criminosa, como no caso de mulheres e travestis, que são assediados com propostas de emprego em outro estado ou no exterior, quando na realidade serão envolvidos em malhas internacionais de prostituição e de drogas.

Atualmente, 42 (quarenta e dois) casos estão sob investigação no Ceará. Já foram, também, registradas 08 prisões estaduais e 03 condenações pela Justiça Federal. Eline Marques conclui: cada vez mais estamos tendo a sensibilização e a ajuda da comunidade com as denúncias. Uma forte aliada, agora, é a rede de hotéis, comunicando e sendo parceira no desmonte dos grupos aliciadores. Temos à disposição da sociedade o fone: 3454.2199.

valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br
Ascom Sejus