SEJUS e Conselho Cearense da Mulher discutem Pacto e criam Coordenadoria

20 de outubro de 2008 - 03:00

O Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM) se reúne na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, às 9 horas, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), para discutir o “Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher” e a criação de uma Coordenadoria para o Ceará. Participam do encontro as representantes da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, do Gabinete da Presidência da República, Lourdes Bandeira, Ana Teresa Iamarino e Suely Oliveira; a presidente do CCDM, Hermenegilda Silva; além de equipes profissionais e voluntárias das Secretarias Estaduais; dos movimentos de mulheres; do Poder Judiciário; do Sistema de Segurança Pública; das Universidades; dos Municípios e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.

 

No Ceará, já foram elaborados vários projetos para implementação de políticas públicas – ações e serviços, para atendimento às mulheres em situação de violência. Explica a Presidente do CCDM, Hermenegilda Silva “as integrantes da Secretaria Nacional vêm para implementar essas ações no Ceará e a partir de agora, todos os municípios do Estado estarão cada vez mais mobilizados, para os debates e tomadas de posição”. Lembra que o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher foi lançado na 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no ano de 2007, em Brasília.

 

Informa a Coordenadora da Cidadania da Sejus, Heline Barbosa Monteiro, “haverá amanhã a apresentação da Equipe de Consultoria do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher, que realizará o assessoramento, para a execução do Plano de Ações do Pacto no Ceará”. Segundo a Coordenadora, “este é o resultado do trabalho do Secretário Marcos Cals, em Brasília, a fim de concretizar, este momento, em atividade na Sejus. Assim, o Estado exercerá seu poder mais prontamente e com políticas universais, compartilhando sua atuação junto ao Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, combatendo a violência em todas as suas formas – doméstica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual e a do tráfico de seres humanos – fenômenos estes, que atingem mulheres de diferentes classes sociais, origens, regiões, estados civis, escolaridades, raças ou qualquer outro diferencial “.

 

Informações: Coordenadora da Cidadania, Heline Barbosa Monteiro fone: 3238.6594 / 8878.8491

 

valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br

Ascom – Sejus
20.10.2008