Sejus e Correios celebram convênio sobre ressocialização

4 de novembro de 2008 - 19:34

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), com o objetivo de promover a ressocialização de egressos dos estabelecimentos penais do Estado, mantém desde 1991 uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), com a oferta de escolaridade presencial e de capacitação para a mão-de-obra, a fim de torná-los aptos para a prestação de serviços e de desenvolvimento para tarefas específicas, qualificando-os para o mercado de trabalho, após a liberdade. Nesta quarta-feira, 05 de novembro, mais 22 assistidos pelo convênio terão uma aula inaugural na sede da Gerência do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios, no Cambeba, localizada na Avenida Oliveira Paiva, nº 2800. Os treinados deverão estar em regime aberto ou semi-aberto.

A Coordenadoria do Sistema Penitenciário, através do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso ( NAPAE) realiza um trabalho, junto à comunidade sob a custódia da Sejus, dirigido tanto para os que estão internos, quanto para os que são beneficiados pela progressão da pena. Assim, por intermédio de contratos firmados com a sociedade civil ou alocando-os em suas próprias instalações, a Sejus oferece para essas pessoas atividades, que propiciam os seus retornos ao convívio externo, resgatando seus vínculos familiares, comunitários e produtivos.

Atualmente, essa assistência acontece para 127 egressos: sendo 17 da Sejus; 55 da Cerâmica, em Aquiraz; 3 da Casas de Mediação nos bairros do Pirambu, Parangaba e Tancredo Neves; 22 dos Correios; 23 nas unidades penais; 4 na creche Amadeu Barros Leal; 1 na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); 1 na Usina de Reciclagem de Fortaleza (USEFORTE), em Messejana e 1 no HV Embalagens e Variedades Ltda, no bairro do Montese.

ABERTURA E COMPOSIÇÃO DA MESA: 15 horas

APRESENTAÇÃO DE UMA ATRAÇÃO MUSICAL

Aluno JOSENILDO MÁRIO DUTRA

FALA DA COORDENADORA EDUCACIONAL DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO CEARÁ