22 internos do IPPOO II recebem certificado de cursos

3 de dezembro de 2008 - 18:27

Vinte e dois internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) recebem amanhã, 4 de dezembro, em solenidade realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), certificado de conclusão dos cursos de tapeçaria e macramé (trançado em linha). O evento acontece às 9 horas. O objetivo dos cursos é garantir que os 22 alunos sejam capacitados para a prática de um trabalho, que possam exercer após o cumprimento da pena, assim como durante os regimes semi-aberto e aberto.  O IPPOO II é localizado no município de Itaitinga, no Km 17 da BR 116.

 

Os cursos, realizados sob a orientação do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso (NAPAE), utilizou o montante de R$ 20 mil, oriundos do Fundo de Defesa Social do Governo do Estado do Ceará. Foram 220 horas aula para o curso de tapeçaria e 120 h/a para o de macramé.
 
“Estes cursos têm gerado grandes resultados, não só na qualidade das peças, como no faturamento. Fizemos reuniões com os internos e após o término das aulas eles já começaram a confeccionar para a venda. Em 2008, estivemos nas Exposições Agropecuárias da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e nos ‘stands’ do Governo Estadual, durante alguns eventos no Centro de Convenções”, disse a coordenadora do NAPAE, Ariane Sampaio. Ela explicou ainda, que todo detento que participa de atividades desta natureza poderá solicitar remição da pena, no qual a cada três dias trabalhados é reduzido um dia da pena.

 

De acordo com Fátima Maia Chaves, professora do curso, os recursos do projeto foram para o começo de tudo, compra de telas, agulhas, linhas, dentro outros. “Com a venda das peças, todo o dinheiro será revertido para novos trabalhos. Examinamos os custos e elaboramos uma folha de pagamento para os internos. Um excelente parceiro é o Centro de Artesanato do Ceará (CEARTE), que está fazendo encomenda e compra da nossa produção. O que significa dizer que a pesquisa do ‘design’, o material e o acabamento dos trabalhos, são reconhecidos e aprovados”. 

 

Informações: Coordenadora do NAPAE – Ariane Sampaio – 3101.2856 / 8800.0479

 

Ascom – Sejus