CEDEF-CE foi eleito para representar os 22 Conselhos Estaduais no CONADE

11 de dezembro de 2008 - 19:00

Por ocasião da II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ocorrido no período de 1 a 4 de dezembro, em Brasília, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF-CE), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), foi eleito para representar os 22 Conselhos Estaduais no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), pelo período de dois anos. Os músicos cearenses David Valente e Thiago de Sandes abriram o evento.

Alexandre Mapurunga, presidente do CEDEF, destacou que com essa conquista o Ceará passa a ser referência no que se refere à participação da sociedade civil no controle social e na construção de políticas públicas  de atenção  à pessoa com deficiência. Foram enviados à Conferência Nacional 44 delegados do Ceará, sendo 22 representantes da sociedade civil e 22 do Governo.

De acordo com Mapurunga, a delegação do Ceará foi bastante atuante e apresentou excelentes propostas, com foco, sobretudo, na inclusão social  e na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Mapurunga disse ainda que a delegação cearense participou ativamente na mobilização para a criação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que atualmente tramita no Congresso Federal.

Alguns desafios do CEDEF apontados por Mapurunga para 2009 são: estimular a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência; realizar o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais da Pessoa com Deficiência; realizar o seminário “Direitos da Pessoa com Deficiência e Controle Social”; criar e implementar a Coordenadoria Estadual da Pessoa com Deficiência e realizar campanhas de conscientização do direito à plena acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.

Confira as propostas apresentadas pela delegação cearense na Conferência Nacional.

Mais informações: presidente do CEDEF – Alexandre Mapurunga – 3101.2870

Ascom – Sejus