Unidade Móvel Odontológica da Sejus equipada e pronta para o trabalho

17 de dezembro de 2008 - 17:55

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento odontológico nas unidades prisionais, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), com recursos no valor de R$ 208 mil, oriundos do Departamento Nacional Penitenciário, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, adquiriu e adaptou um ônibus para a prestação dos serviços. A Unidade Móvel Odontológica estará percorrendo o Estado a partir de janeiro de 2009, visitando cadeias com lotação acima de 60 pessoas.

 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, com carga horária de 8 horas por dia. Cada consulta terá duração de 40 minutos, incluídos neste tempo procedimentos clínicos e aplicação das rotinas de biosegurança. De acordo com Francisco Pereira de Alencar, supervisor do Núcleo de Saúde da Sejus, a previsão é de que sejam 16 atendimentos diários. O atendimento poderá ser estendido também a funcionários das instituições visitadas. “Outro fator a ser destacado prende-se a facilidade de realizar atendimento aos internos de cadeias distantes da cidade de Fortaleza que ora não dispõem de consultório odontológico”, ressaltou Dr. Alencar.

 

A equipe, composta por dois odontólogos clínicos, um auxiliar de consultório e um motorista, irá prestar atendimentos odontológicos básicos de aplicação de flúor, exames clínicos, profilaxias e tartarectomias, exodontias, restauração em amálgama, restauração em resina compprta fotopolimerizável, restauração em ionômero de vidro e polimento de restaurações. A Unidade irá atender ainda procedimentos emergenciais de hemorragias dento (alveolares), abscessos dentários, luxações dentárias, fraturas dentárias, avulsões dentárias e pulpites agudas.

 

Mais informações: Núcleo de Saúde – 3101.2860

Ascom – Sejus

17.12.2008