O Escritório de Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos realiza 1ª ação preventiva na Praia do Futuro

22 de janeiro de 2009 - 13:58

 

Com o objetivo de inibir o tráfico de seres humanos em Fortaleza, o Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima do Estado do Ceará (EEPTSH) estará neste domingo, 25 de janeiro, das 11h às 14 horas, realizando a 1ª AÇÃO PREVENTIVA nas barracas da Praia do Futuro. O ponto de partida vai ser da barraca Itapariká. Será um trabalho preventivo de esclarecimento e distribuição de folder´s sobre a importância do Escritório.

O tráfico de pessoas é um fenômeno complexo e multidimensional. Alimenta redes internacionais de exploração sexual, comerciais, muitas vezes ligadas a roteiros de turismo sexual, e quadrilhas transnacionais especializadas em retiradas de órgãos.

Dado seu caráter multifacetado e transnacional, o enfrentamento ao tráfico de pessoas requer ações conjuntas, que englobam governo federal, governos estaduais, entidades internacionais e diversas organizações da sociedade civil. Executa, portanto, medidas preventivas e repressivas necessárias para enfrentar o problema, bem como as normas de caráter assistencial e de proteção às vítimas.

O Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência a Vítima (TSH) no estado do Ceará no início era apenas um projeto do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça. Hoje, é uma entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará Sejus. Foi instituído em 2005 e, até novembro do mesmo ano, funcionava no prédio do Ministério Público de Fortaleza. Já, em dezembro de 2007, teve sua sede transferida para a Sejus.

Informações – Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH) – 3454.2199