Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima realiza ação preventiva no Aeroporto Pinto Martins

30 de janeiro de 2009 - 03:00

O Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS), realiza hoje, dia 30 de janeiro, das 9h às 15 horas, no Aeroporto Pinto Martins, um trabalho preventivo e de conscientização, com a distribuição de folders e o esclarecimento sobre o tráfico de seres humanos.

De acordo com a coordenadora estadual do EEPTSH, Eline Marques, este ano, o Escritório irá reforçar, ainda mais, os trabalhos de conscientização e as ações de fiscalização no Ceará. “Todos os meses realizaremos ações preventivas nos Aeroportos (Pinto Martins e de Juazeiro do Norte) e nos hotéis do Estado. Queremos, assim, iniciar um trabalho de conscientização dos turistas e moradores do Ceará. Uma forte aliada, agora, é a rede de hotéis, comunicando e sendo parceira no desmonte dos grupos aliciadores. E, nosso objetivo é aumentar o número de denuncias e apreensões”, explicou Eline Marques.

A coordenadora Eline Marques enfatizou que o Escritório atuará também em bares, boates, praias e lugares estratégicos do Estado.

Em 2008, o EEPTSH recebeu 35 denúncias de tráfico de seres humanos. Ao todo, foram realizadas em todo Estado, 15 ações preventivas, com palestras, seminários e oficinas. De julho a novembro de 2008, o Escritório atendeu e orientou 221 pessoas, a maioria jovens garotas de programa que procuraram o escritório ou que foram abordadas durante as operações.

Atualmente, 42 (quarenta e dois) casos estão sob investigação no Ceará. Já foram, também, registradas 08 prisões estaduais e 03 condenações pela Justiça Federal. Eline Marques conclui: cada vez mais estamos tendo a sensibilização e a ajuda da comunidade com as denúncias. Temos à disposição da sociedade o fone: 3454.2199.

 

Informações: Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH) – (85) 3454.2199 / (85) 8606.4979