Sejus e CCDM anunciam programação do Dia Internacional da Mulher

3 de março de 2009 - 03:00

 

Igualdade salarial, mercado de trabalho, políticas públicas, valorização, respeito e o fim da violência contra a mulher, são apenas alguns desafios que tem a mulher contemporânea. De acordo com Hermenegilda Silva, presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem com salários mais baixos, violência masculina e desvantagens na carreira profissional. “A mulher avançou em seus direitos, mas ainda precisa lutar pela igualdade de gêneros, para que possam exercer plenamente a sua cidadania, superando todo esse contexto de desigualdades e discriminações que persistem nos dias atuais”, enfatizou.

 

Mas o dia 8 de março não é uma data apenas para comemorações, a data tem por objetivo promover debates com a sociedade para discutir a situação da mulher no que diz respeito ao preconceito e a desvalorização. Com esse intuito, o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Prefeituras Municipais, Governo do Estado e entidades da sociedade civil, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. As atividades serão realizadas de forma regionalizada, com atividades específicas para cada município.

 

Este ano, o Dia Internacional da Mulher está voltado para o tema “Mulheres no poder e pela paz”. Para celebrar a data, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, lança em todo país o filme “Pray Devil Back to Hell” (Reze para o diabo voltar para o inferno), da diretora Gini Reticker. O documentário é filmado no país africano da Libéria e trata da utilização do poder por mulheres com a finalidade de construir a paz. A estréia será no dia 8 de março, às 10 horas. O convite deverá ser trocado por ingressos no local da sessão de cinema de sua cidade. Em Fortaleza o filme será exibido no Arco-Íris, Cinema do Shopping Del Paseo, sala 2, sob coordenação do CCDM.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE FORTALEZA

 

Defensoria Pública
Lançamento da Cartilha Mulheres nós defendemos, dia 3 de março, das 8h às 12h, na Praça Manoel Dias Macedo, Bairro Elery, e no dia 13 de março, das 8h às 12h, Rua Vicente de Castro, em frente ao Corpo de Bombeiros do Mucuripe.

 

Câmara Municipal de Fortaleza
Sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 6 de março, no Auditório da Câmara Municipal.

 

Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Fortaleza
3 de março – café da manhã com as servidoras, no auditório do IMPARH, das 8h 30 min às 11h.
7 de março – Balcão Lilás/Tribuna das Mulheres – com prestação de serviços e informações; orientação sobre saúde, violência, direitos da mulher, na Praça do Ferreira, das 9h às 13h.       
8 de março: 18h – show com Dona Ivone e banda
20h – show com Sandra de Sá e banda
Local: Praia de Iracema (próximo à caixa d’água dos peixinhos)
13 de março – Oficina I: Discutindo a Violência, Construindo Alternativas – 60 mulheres das regionais, das 8h às 17h, no Auditório do IMPARH (sala 1).

 

Instituto Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF)
I Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada

9 de março – dia de assistência jurídica, das 9h às 15h

10 de março – verificação da pressão arterial, glicemia, peso e campanha de vacinação (hepatite, difteria, tétano, sarampo e rubéola), das 9h às 15h

11 de março – atendimento voltado às famílias, com corte de cabelo; entrega de material educativo de saúde; distribuição de preservativos e o Caminhão do Cidadão com expedição de RG, CPF e folha corrida, das 9h às 12h, no estacionamento do IPF

12 de março – festa de comemoração da semana da mulher, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals
– Apresentação do cantor Tião Simpatia, com a forma cantada da Lei Maria da Penha
– Palestra com a Srª Maria da Penha
– Grupo de dança Esaú
– Desfile da Garota Auri Beleza 2009 e da Rainha IPF 2008
– Distribuição de brindes
– Encerramento com vídeos de fotos das detentas ao som da música “Mulher”, do cantor Erasmo Carlos

13 de março
9h – exposição da maquete sobre a dengue, pela Secretaria da Saúde, tirando dúvidas e com orientações para prevenção
10h – exposição e palestras sobre DST/AIDS, com a Dra. Verônica Gurgel
10h 45 min – dramatização sobre os malefícios do tabagismo pelas internas e a palestra Saúde X Tabagismo, com Dr. Francisco Pereira Alencar
11h 30 min – almoço
13h 30 min – palestra sobre a nova lei do Tráfico de Drogas (11.343/06), com a Dra. Jaqueline Landim
14h 20 min – palestra com narcóticos anônimos.

 

Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus)
27 de março – solenidade pelo Dia Internacional da Mulher dedicada às agentes do sistema penal e às demais servidoras, com a apresentação de show de humor; sorteio de brindes; espetáculo musical e palestras, às 16h.

 

 

HISTÓRICO

 

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato, totalmente, desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

 

Maracanaú
Projeto Ação Mulher 2009 – o objetivo é promover um Dia de Ação e Cidadania para as mulheres de Maracanaú
Data – 8 de março
Local – Pajuçara
Horário – 8h às 17h
Encerramento – 18h – com show artístico da humorista Rossicléa ou Cover do Roberto Carlos

 

Cedro

Data: 10 de março
Local: Praça da Matriz
Ação Global com corte de cabelo; manicure; pedicure; teste de glicemia; verificação da pressão arterial; Apresentações Culturais do CRAS e do PROJOVEM; Bazar do Artesanato do grupo de produção do CETAC; massoterapia; Apresentação do Grupo da Melhor Idade – “MAMA”; Vacinação e Palestra Educativa sobre a Lei Maria da Penha, com distribuição da cartilha.
Data: 11 de março
Programação: Audiência Pública com a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, tendo a participação da presidente do CCDM, Hermenegilda Silva.

 

Icó
Data: 11 de março
Horário: 19h
Local: Auditório da FVS
Programação: Palestra sobre o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com a palestrante Maria Hermenegilda Silva, presidente do CCDM.

 

Limoeiro do Norte
6 de março – Palestra: As mulheres no espaço do poder – Dra. Mônica Barroso, defensora pública.
7 de março:
Manhã: Tenda para prestação de serviços às mulheres limoeirenses, com vacinação; orientações psicológicas; orientações jurídicas; palestras sobre a saúde da mulher e linhas de crédito do Banco do Nordeste para mulheres.
16h – Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Referência da Mulher, no Pátio Interno do Centro Social Urbano.

 

Pedra Branca
Semana da Mulher – 2 a 8 de março
2 de março – Programação especial na rádio AM Trapiá, com divulgação da semana da mulher
3 de março – Homenagem às mulheres de Mineirolândia, no pólo de lazer
4 de março – Secretaria da Saúde – café da manhã
5 de março – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – encontro de mulheres trabalhadoras rurais
6 de março – Sessão solene da Câmara Municipal com oferecimento de café da manhã
7 de março – III Fórum Municipal sobre Violência contra Mulheres, com palestra abordando a Lei Maria da Penha
8 de março – Alvorada nas ruas da cidade
8h – missa em ação de graça na Igreja Matriz São Sebastião.

 

Redenção
6 de março – Solenidade em homenagem às mulheres na Câmara de Vereadores, com representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, das áreas da saúde, educação, sociedade civil e a presidente da CCDM, Hermenegilda Silva
8 de março:
6h – missa em ação de graça na Igreja Matriz de Antonio Diogo
7h – café da manhã
20h – seresta com sorteio de brindes na Praça da Igreja Matriz de Redenção.

 

Viçosa do Ceará
2 de março – Divulgação da programação na rádio local Serra Verde FM, com mesa redonda: “Mulher e os espaços de poder”
3, 4 e 5 de março – Veiculação de vinhetas na rádio com abordagem sobre o tema
6 de março – Lançamento do projeto Estação Família, no Auditório Clóvis Beviláqua
7 de março – 12h – Dia de saúde e beleza da mulher, na Praça Matriz; 19h – apresentação de teatro sobre a Lei Maria da Penha, no Teatro Pedro II
8 de março – 8h – missa em ação de graça, com distribuição de rosas para as mulheres, na Igreja Matriz; 10h – sessão extraordinária na Câmara Municipal em homenagem às mulheres, com entrega de comenda.

 

Crateús
1º de março – Abertura com apresentação das artistas da terra, na Praça Matriz, às 20h
2 e 3 de março – produções expressivas com temas relacionados à questão da mulher, nas escolas públicas municipais
4 de março – Palestra “Tempo de nascer”, ministrada por Manuel Fonseca, da Secretaria da Saúde do Estado. Apresentação de políticas públicas para as mulheres
6 de março – despertar da auto-estima, com atividades de embelezamento, no ginásio Deroni Melo, das 10h às 16h. Apresentação do show “As mulheres que amam demais”, no teatro Rosa Morais, às 20h
7 de março – atividades de embelezamento, no ginásio Deromi Melo, das 10h às 16h. Atividades físicas na Praça Matriz, às 20h 30 min
8 de março – Roda de conversa, no sindicato dos professores, às 8h. Passeio ciclístico para mulheres, às 8h 30 min. Entrega de 50 comendas “Mulheres em cena”
9 e 10 de março – Rodas de conversa da Frente Social Cristã, às 8h 30 min
11 de março – Audiência Pública, no Conjunto Frei Damião, às 17h 30 min
12 de março – Audiência Pública, na Frente Social Cristã, às 17h 30 min
14 de março – encontro do poder público com movimentos sociais para discussão sobre políticas públicas para mulheres.

 

Quixeramobim
6 de março – Dia “D” com assistência à mulher: saúde; beleza e cidadania
7 de março – Homenagem às mulheres que são presidentes de associações comunitárias
8 de março – Mensagem das mulheres no início e final da missa
9 de março – Passeata realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o MST
10 de março – Fórum de debates das mulheres que integram os movimentos comunitários, com o tema: “Ações das mulheres dentro do Associativismo”
12 de março – Fórum de palestras sobre a mulher.

 

Juazeiro do Norte
Programação especial do dia 8 de março:
8h – Apresentação do hino nacional
8h 30min – Apresentação artística Dança do Côco, com o grupo ‘Mulheres do Côco’
9h às 10h – Palestra: “Vulneralibidade da mulher frente às DST/HIV/AIDS”
9h às 14h – Ação comunitária com prestação de serviços de saúde; emissão de documentos; recreação para os filhos das mulheres; alimentação e cinema.

 

Barbalha

2 de março – Palestra da saúde sobre DST, no Centro Materno Infantil, das 9h às 11h 30 min. Corte de cabelo, na Praça João Filgueiras Teles, das 14h às 17h
3 de março – Palestra com a pastora Maria de Fátima Silveira, no Pólo de Atendimento, das 9h às 11h 30 min. Palestra “Prevenção da Mulher”, na Sociedade da Educação e Saúde à Família (SESFA), das 14h às 17h
4 de março – Verificação de pressão e glicose. Palestra sobre a saúde, para os sítios do Distrito da Arajara, na Associação das Mulheres do Sítio Macaúba, das 9h às 11h 30 min. Apresentação de teatro sobre a dengue e palestra para os sítios do Distrito de Caldas, na Casa Paroquial, das 14h às 17h
5 de março – Corte de cabelo e palestra com convidados do CERAM, na Usina Manoel Costa Filho, das 9h às 11h
6 de março – Verificação de pressão e glicose, na quadra do Sítio Lagoa, das 14h às 17h. Corte de cabelo e palestra com convidados da CERAM, na Associação Sítio Mata dos Lima, das 9h às 11h 
7 de março – 8h 30min – palestras no Cine Teatro, em seguida, caminhada com faixas e balões.
8 de março – Missa às 18h 30 min, em seguida apresentação da Filarmônica de Barbalha.

 

Independência
Serão realizadas todas as segundas-feiras do mês de março, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), palestras para grupos de mulheres, com as seguintes temáticas:
2 de março – Violência Doméstica
9 de março – Como a violência doméstica afeta a criança
16 de março – A violência doméstica do ponto de vista do homem
23 de março – Porque a violência é tida como a melhor forma de resolver conflitos
30 de março – Lei Maria da Penha.

 

Mauriti
Programação especial a ser realizada no dia 6 de março:
8h – Concentração em frente ao prédio do CAPS
8h 30 min – caminhada com manifestação
10 h – missa em homenagem às Mulheres
12h – programa de rádio abordando: “Direitos e Cidadania da Mulher”.

 

Caucaia
Programação especial do dia 8 de março:
8h – Caminhada pelas ruas de Caucaia, saída da Rua Barão de Ibiapina, Centro
10h – café da manhã na sede do movimento de mulheres de Caucaia
12h – panfletagem nas praias do Icaraí, Iparana, Pacheco e Cumbuco
16h – reunião com as mulheres queridas da Tabuba praia.

 

Tianguá
Programação especial a ser realizada no dia 7 de março:
Tema: “Mulher e segurança, uma luta de todos”
Horário: 8h às 12h
Local: Praça dos Eucaliptos
Apresentação cultural: banda musical de Tianguá.
Obs: na ocasião haverá coleta de assinaturas pela implantação da Delegacia Regional da Mulher e pela lotação de policiamento feminino no 2º CIA 3º BPM.

 

Pacatuba
8 de março – Coquetel no Teatro Betiza, com homenagem a mulheres com destaque na educação, arte, comércio, indústria e saúde
9 de março – palestras com o tema: “Mulher: participação e poder”
10 de março – Ação Global na Praça Central, das 8h às 12h, com a oferta de vários serviços
11 de março – Ação Global na Pavuna, atendimento social, das 8h às 12h, com a oferta de vários serviços
12 de março – Ação Global nas comunidades, das 8h às 12h.

 

Quixadá
2 a 8 de março – Roda de conversas nas Escolas, Programas e Projetos Sociais
5 de março – Ato público envolvendo os municípios de Quixadá, Quixeramobim, Choró, Ibaretama e Banabuiu, em prol da construção da Delegacia da Mulher e a criação de uma 3ª Vara – da violência doméstica e familiar
6 de março – homenagem na Câmara dos Vereadores
7 de março – exibição de um filme na Praça da Cultura
8 de março – noite cultural pelo fim da violência contra a mulher, na Praça José Barros, com apresentações teatrais sobre a Lei Maria da Penha, vozes femininas com música ao vivo e informativos e comercialização de produtos feitos pelas mulheres.

 

Sobral

1º de março – Tenda da saúde com verificação de pressão arterial e glicemia, prevenção de DST/AIDS, com distribuição de preservativos e panfletos informativos. Tenda da beleza com cabeleireiras e manicures. Música ao vivo com artistas da terra. Abertura às 8h, no Clube Sesc Junco
2 de março – roda de conversas sobre a Lei Maria da Penha, na Escola Municipal Osmar de Sá Pontes, de 8h às 9h e das 15h às 20.
3 de março – roda de conversa na Fábrica de Calçados Grendene, de 8h às 9h
4 de março – roda de conversa no PSF Coelce com a comunidade, de 8h às 9h
5 de março – Apresentação de vídeo e slides de fotos, com homenagens às mulheres, a partir das 19h, na Feirinha do Artesão. Apresentação do grupo de estudo de dança, da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Música com artistas da terra.
6 de março – distribuição de rosas pela primeira dama, no restaurante popular, às 9h
7 de março – palestra no Beco do Cotovelo, às 9h, com distribuição de rosas
9 de março – Reunião dos agentes comunitários de saúde, no Auditório da Prefeitura Municipal, às 8h.

 

Maranguape
6 de março – Sessão simulada na Câmara Municipal com o tema: “Mulher vereadora por um dia”
7 de março – manhã de lazer na Chácara Tio Freitas, com 100 mulheres, para trabalhar a auto-estima, com rodas de conversas e encerramento com banho de piscina.

 

Acaraú
Programação do dia 8 de março:
8h – concentração na Praça do Centenário
9h – saída para caminhada popular em desagravo ao Dia Internacional da Mulher
16h – apresentação de show musical, sorteio de brindes e distribuição de lanche, no Ginásio Coberto.

 

Croatá
7 de março:
8h – banda de música “João Otaviano”, com acolhida das participantes do Movimento Ibiapabano de Mulheres (MIM)
8h 30 min – concentração no Espaço Cultural para passeata em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com término no Galpão dos Feirantes
8 de março:
8h – missa em ação de graça na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
10h – distribuição de rosas

 


Informações: Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM
                     Presidente: Hermenegilda Silva
                     Fone: 3101.5104 

 

Ascom/Sejus