CCDM realiza encontro para elaborar replanejamento do projeto básico das ações do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

7 de abril de 2009 - 12:48

O Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM) se reúne nesta quarta-feira, 8 de abril, às 8h 30min, no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), com as diversas representações que desenvolvem projetos referente às políticas públicas para as mulheres no Estado do Ceará, com objetivo de realizar um replanejamento do projeto básico das ações do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, referente ao período de 2009 a 2011.
De acordo com a presidente do CCDM, Hermenegilda Silva, a criação de um Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher vem de encontro aos anseios do Governo do Estado, das entidades de mulheres, das mulheres e da sociedade cearense como um todo em razão dos altos índices de violência contra a mulher, principalmente no espaço doméstico e familiar. Segundo Hermenegilda, mais um tipo de violência vem ocorrendo através do tráfico interno e externo de mulheres, quase sempre para exploração sexual.
“A inclusão do Estado do Ceará na proposta do Plano Nacional nos leva a pensar todas as ações até hoje executadas visando prevenir e reduzir os agravos às nossas mulheres, ao mesmo tempo em que nos permite pensar e propor políticas públicas onde essas mulheres possam usufruir de melhores condições de vida e segurança, com garantia de seus direitos”, ressaltou Hermenegilda Silva.
O encontro será uma oportunidade também para formatação da Câmara Técnica Estadual, constituída por representações da esfera Federal, Estadual, Municipal e sociedade civil organizada. A Câmara Técnica é responsável pelo monitoramento de todos os projetos e ações para implantação do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que visam assegurar políticas públicas para mulheres em situação de violência.

Participam do encontro cerca de 40 pessoas, entre elas representantes da Defensoria Pública, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo, Universidade Estadual do Ceará, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Ação Social e Desenvolvimento Social, Tribunal de Justiça, assim como os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e representante das oito regiões macro-administrativas do Estado do Ceará.

O litoral leste terá representante dos municípios de: Caucaia, Maranguape, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Fortaleza. A região da Ibiapaba: Tianguá, Sobral e Viçosa do Ceará. No Sertão dos Inhamuns: Tauá e Crateús. No Sertão Central: Quixadá, Quixeramobim e Boa Viagem. Na região de Baturité o município de Redenção. No Litoral Leste/Jaguaribe: Aracati, Limoeiro do Norte e Russas. No Cariri Sul: Cedro, Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Mais informações: Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – Rua Idelfonso Albano, 702, Meireles – Fone: 3101.5104

Ascom/Sejus