Conferência Livre do Sistema Penitenciário discute políticas de segurança pública para o Ceará

15 de abril de 2009 - 18:01

 

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp) e a Pastoral Carcerária realizam amanhã, 16 de abril, a Conferência Livre do Sistema Penitenciário, que terá como temas: “Valorização Profissional e a Otimização das Condições de Trabalho” e “Diretrizes para o Sistema Penitenciário”, dois dos sete eixos em discussão no país para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), que ocorrerá em Brasília, no próximo mês de agosto. Para o desenvolvimento das atividades estão como parceiros o Corpo de Bombeiros Militar (coordenação e facilitadores), a Universidade de Fortaleza (relatores) e a Guarda Municipal (facilitadores).

A Conferência Livre do Sistema Penitenciário do Ceará acontecerá no auditório do Seminário da Prainha, situado na Avenida Dom Manuel, nº. 3, com as palestras dos Secretários da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro e da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, a partir das 9 horas e 30minutos. Em seguida, os duzentos participantes formarão grupos de trabalho para a elaboração dos princípios e diretrizes dos temas escolhidos. Por todo o dia haverá discussão e na plenária final, das 16horas e 30 minutos, serão apresentados os encaminhamentos que o Estado defenderá na 1ª Conseg, diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 
O Ministério da Justiça, ao longo dos últimos anos, vem mantendo com a sociedade um processo de relacionamento e encontros para análise das dificuldades e prioridades para a formação de uma política nacional para o setor de segurança pública. Desde 2008, está sendo estruturada a 1ªConseg. Em 2009 os Estados, através dos órgãos públicos e entidades não governamentais, promovem as suas conferências.

A Conferência Livre do Sistema Penitenciário agregará participantes que desenvolvem as mais diversas atividades no Sistema Penitenciário. De acordo com o presidente da Sindasp, Augusto Coutinho, esta é a primeira vez que o Estado do Ceará discute com a sociedade uma forma de estabelecer políticas de Estado para a segurança pública. “Na verdade o que vinha acontecendo eram políticas de governo, agora teremos uma definida, independente de quem esteja à frente da administração estadual”. Coutinho ressaltou que outros eventos desta natureza já foram realizados no Ceará este ano.                                      
                             
Informações: Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) – telefone: (85) 3101.2845
Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE) – telefone: (85) 3254.6819

 
Esclarecimentos sobre a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública através do site: www.conseg.gov.br

valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br

Ascom-Sejus