CPPL Prof. José Jucá Neto irá oferecer 952 novas vagas

24 de agosto de 2009 - 19:02

Com menos de dois meses da inauguração da CPPL Itaitinga II, o secretário da Justiça e Cidadania, Marcos César Cals de Oliveira, juntamente com o governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, inaugurou no dia 24 de agosto, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto, localizada no município de Itaitinga. Juntas as novas unidades irão disponibilizar 1904 vagas para o sistema penitenciário do Estado, o que propiciará o esvaziamento das delegacias de Fortaleza e da Região Metropolitana, que hoje abrigam cerca de 360 detentos.

Durante a solenidade, o secretário Marcos Cals anunciou que até o mês de dezembro será inaugurada a Penitenciária de Pacatuba, unidade de segurança máxima que irá disponibilizar mais 500 vagas para o sistema prisional do Estado. O governador Cid Gomes anunciou a construção de mais uma Casa de Privação Provisória de Liberdade, que terá o objetivo de garantir a oferta de vagas sem que as pessoas que aguardam julgamento ocupem as delegacias de polícia.

 
 
A nova unidade é composta com câmeras de monitoramento, raio-x, detectores de metal, catraca com cartão magnético e cadeira de identificação integrada ao Sistema de Identificação Penitenciária do Estado. Para construção da Unidade foram investidos recursos do Programa de Monitoramento de Ações de Projetos Prioritários (MAPP), do Governo do Estado, no valor de R$ 13,3 milhões, aplicados em infra-estrutura, equipamentos e capacitação.

A diretora da Unidade, Tenente Ilana Pires, Polícia Militar, destacou a sua atuação como policial e agora como diretora de uma unidade peisional, “na rua a atuação é uma, nós vemos a situação, quando as pessoas agem, o clímax. Aqui nós vamos ter acesso a história dessas pessoas, a realidade e a motivação que as trouxe a agir daquela maneira naquele determinado momento”. Ilana Pires disse que o seu trabalho será sempre voltado para resgatar os internos. “Espero que a gente possa fazer dessas pessoas seres humanos melhores, trazendo valores humanos e consciência social da importância deles como um ser na sociedade”.  

De acordo com a diretora, a CPPL contará uma rádio comunitária, um canal aberto onde a família poderá passar mensagens de força, fé e conforto para seus familiares presos. “As caixas de som já estão instaladas em toda a unidade e a rádio já se encontra em pleno funcionamento”, disse. A segurança interna da unidade ficará sob a responsabilidade de 40 agentes penitenciários que irão trabalhar em regime de plantão.  

 
Ascom – Sejus