Sejus inaugura Cadeia Pública do Município de Icó

7 de outubro de 2009 - 11:52

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) inaugurou nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Cadeia Pública do município de Icó. A nova unidade tem capacidade para 40 detentos, além de área para Escola, oficina de trabalho, alojamento para os policiais, alojamento para os agentes e espaço próprio para os presos que cumprem pena em regime semi-aberto e aberto, ou seja, não ficam juntos com os demais internos.

De acordo com o coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo, foi firmado um convênio entre a Sejus e a Prefeitura Municipal de Icó, no qual a Prefeitura se compromete a ajudar na operacionalidade da unidade, complementando com servidores e alimentação. Para construção da Cadeia, foram investidos R$ 793,4 mil.

Duas unidades, também com capacidade para 40 internos, já foram inauguradas nos municípios de Barbalha e Acopiara. A previsão é de que mais 22 novas cadeias públicas sejam inauguradas no interior do Estado, todas com recursos do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp).

O secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, destacou que a obra vem a cumprir o papel de diminuir a superlotação das delegacias da capital e do interior do Estado. “Com a entrega gradativa das unidades, nós conseguimos dar uma resposta significativa ao problema da superlotação carcerária. Para nós, essa melhoria não é apenas quantitativa, mas também qualitativa. Além de novas vagas, nós temos procurado implementar nessas unidades um novo conceito de segurança e, ao mesmo tempo, condições mais dignas para os que vão pagar a pena”.

Ascom – Sejus