25 de novembro: Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

25 de novembro de 2009 - 14:51

O Dia 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, é uma data bastante significativa para o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM, e para toda a sociedade. A presidente do CCDM, Hermenegilda Silva, considera a importância dessa data pelo enfrentamento da violência doméstica e familiar, no Estado do Ceará. “Nossa luta é pelo fim da violência de gênero e pelos direitos humanos das mulheres”, disse.

Este ano, o tema da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é focado nas chamadas violências “sutis”, ou seja, atos de violência moral, psicológica, de controle econômico, de sociabilidade, entre outros, considerados “normais” ou “naturais” por estarem arraigados na cultura e porque, muitas vezes, não são direta ou claramente percebidos como violência pela sociedade e pelas próprias mulheres vitimadas. Com o slogan “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”, a campanha aborda a responsabilidade de toda brasileira e todo brasileiro no reconhecimento, na prevenção e na erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres.   

Uma Vigília em Defesa da Liberdade das Mulheres e pelo Fim da Violência, foi realizada ontem, 24 de novembro, na Praça da Gentilândia. A vigília aconteceu simultaneamente em dezenas de Estados. Em Fortaleza, a vigília será seguida de uma caminhada na manhã do dia 25 de Novembro e a concentração será a partir das 8 horas, na Praça da Gentilândia, na Avenida 13 de Maio, próximo ao CEFET.

O município de Pacatuba lançou a campanha: 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que será lançado hoje, 25 de novembro, às 8h 30min, no Teatro Beliza Campos Pinto. Na ocasião a juíza da comarca de Pacatuba, Solange Menezes Holanda e a promotora de justiça da 1ª vara, Grecianny Carvalho Cordeiro, ministrarão uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. No município de Quixadá, a Coordenadoria de Política para as Mulheres organizou uma panfletagem nas ruas da cidade, com saída na Praça da Catedral,  a partir das 8 horas, durante todo o dia 25 de Novembro.

Número de ocorrências e mulheres assassinadas de Janeiro à Setembro de 2009:

Janeiro – 1125
Fevereiro – 919
Março – 1087
Abril – 1015
Maio – 1078
Junho – 1067
Julho – 1051
Agosto – 1089
Setembro – 1125
Mulheres assassinadas – 118

Mais informações: Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM – (85) 3101.5104

Ascom – Sejus