Evento Aldeia Inclusiva celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

9 de dezembro de 2009 - 13:43

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 47/3, de outubro de 1991, declarou o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado a partir de 1992 em todo o mundo com vistas a dar visibilidade e fomentar a efetiva inclusão de pessoas com deficiências na sociedade e promover o respeito aos seus direitos humanos.

A data não se resume a um único dia de celebração, ela funciona como um ponto de referência para se realizar uma série de atividades em toda a sociedade, durante 12 meses por ano, e tem gerado maior conscientização a respeito da imagem, das potencialidades, das necessidades e das contribuições das pessoas com deficiência para a sociedade.

Desde 1998, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência passou a ter um tema para reflexão. Em 2009 o tema escolhido pela Onu foi “Making the MDGs Inclusive: Empowerment of persons with disabilities and their communities around the world”, numa tradução livre: Tornando inclusivas as Metas de Desenvolvimento do Milênio: Empoderando as pessoas com deficiência e suas comunidades ao redor do mundo. Um lembrete de que as pessoas com deficiência não podem ser esquecidas no processo de desenvolvimento econômico e um convite a pensar a inclusão das mesmas de forma sustentável e articulada.

Em Fortaleza, a data será celebrada no dia 11 de dezembro, quando um grupo de entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência realiza, das 8h às 12h, na Praça José de Alencar, o evento Aldeia Inclusiva, com o apoio do Cedef – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará, do Gabinete da Primeira Dama do Estado e da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado – Sejus, uma iniciativa cultural e de conscientização, demonstração de que uma sociedade inclusiva é possível.

Atrações culturais e artísticas se apresentam em palco armado enquanto atividades de sensibilização e divulgação dos direitos das pessoas com deficiência acontecem, simultaneamente, em seis stands abordando as diversas tipologias de deficiência (Intelectual, Física, Auditiva, Visual, Orgânica e Múltipla). Presença também da Defensoria Pública do Estado e do Ministério Público Estadual.

A idéia é chamar a atenção da sociedade convidando a todos para uma nova forma de encarar as pessoas com deficiência, não mais como “coitadinhas”, mas como sujeitos de direitos.

 


Realização:
Entidades que lutam pela Inclusão e Defesa da Pessoa com Deficiência

Mais informações:

Sandra Tavares (Universo Down) – 9998-8587 – sandratm@terra.com.br
Lisane Marques (Cedef) – 8680-7188
Alaide Aquino (Assind) – 8163-2776
Lourdes Marques (Universo Down) – 8604-9539

Saiba mais:

 

No Ceará existem 17,3% de pessoas com deficiência, mais de 1.300.000. No Brasil são 14,5%.
Outros temas abordados no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: “Arte, Cultura e Vida Independente” (1998), “Acessibilidade para Todos no Novo Milênio” (1999), “Tecnologias da Informação para Todos” (2000), “Participação Plena e Igualdade: Exigindo Novas Abordagens para Medir o Progresso e Avaliar Resultados” (2001), “Vida Independente e Meios de Vida Sustentáveis” (2002), “O Nosso Voto” (2003), “Nada Sobre Nós, Sem Nós” (2004), “Direitos das Pessoas com Deficiência: Ações em Desenvolvimento” (2005), “E-Acessibilidade” (2006), “Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência” (2007) e “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Dignidade e Justiça para Todos” (2008).