Chegada do papai Noel causa euforia no Natal do Presídio Feminino

18 de dezembro de 2009 - 15:02

Trezentas e vinte e duas internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) celebraram na manhã desta quarta-feira, 16 de Dezembro, o “Natal de encontros: as famílias celebram a vida”, com a presença dos familiares das detentas. O coral do presídio feminino, formado por 20 internas, abriu o evento cantando a uma só voz a música natalina “Bate o sino pequenino”. Momento de euforia foi quando apareceu, em cima da muralha, o papai Noel. O bom velhinho fez uma entrada triunfal, descendo de rapel da muralha para a festa.

A nova quadra poliesportiva da unidade foi o cenário da festa. O local era uma reivindicação antiga das internas, entregue na gestão do secretário Marcos Cals. A quadra, inaugurada durante o evento, leva o nome do coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo. Uma justa homenagem prestada a este homem que há 29 anos se dedica ao sistema. De acordo com o secretário Marcos Cals, Bento Laurindo é o homem que mais conhece o sistema penitenciário do Estado do Ceará.

O coordenador da Cosipe possui um vasto currículo. Ingressou no Estado em 1980, como agente penitenciário, foi chefe de equipe, chefe de segurança e disciplina, membro da Comissão Técnica de Classificação, advogado do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), diretor adjunto do IPPS, diretor do IPPS, diretor do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I) durante oito anos, superintendente do Sistema Penal, subsecretário e secretário interino, temporariamente, por duas vezes. Atualmente é coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe) e membro do Conselho Penitenciário. É bacharel em direito, com formação em Gestão Pública e Segurança Penitenciária, e possui curso de Aperfeiçoamento Prisional na cidade de La Plata, na Argentina.

Bento destacou o centenário da Sejus e disse que a secretaria vive um momento ímpar. “Estamos passando por um momento categórico, de harmonia nos presídios. Esse ano, 99% das ocorrências nas unidades foram reduzidas. Eu nunca vi um momento como esse na minha vida”. O coordenador da Cosipe destacou a simplicidade do secretário e o parabenizou pelos três anos à frente da Sejus. “Ele não tem espírito de chefe, mas de um líder”.

Consuelo Lins, advogada dos direitos humanos e considerada defensora das mulheres, acompanha há 27 anos o presídio feminino. Ela chegou, inclusive, a fazer o curso de direito para conhecer a dinâmica do sistema prisional do Estado do Ceará. Hoje, diz que está presenciando uma nova era na unidade. “Estou presenciando uma enorme dinâmica no IPF”, enfatizou. Já o coordenador regional da Pastoral Carcerária, padre Marcos Passerini, fez um momento de reflexão e pediu que todos ficassem de pé, para que de mãos dadas rezassem um pai nosso.

Marcaram presenças no evento: o secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals; o juiz titular da Vara Única de Execução Criminal, Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus, Luiz Bessa Neto; o Promotor de Justiça, Sílvio Lúcio; o coordenador da Cosipe, Bento Laurindo; a coordenadora Educacional do Sistema Penitenciário, Magnólia Costa; a advogada dos Direitos Humanos, Consuelo Lins; a presidente do Conselho da Comunidade, Leonarda Feitosa; e a diretora do Instituto Penal Feminino, Socorro Matias.

Ascom – Sejus