Marcos Cals inaugura Cadeia Pública de Fortim

8 de janeiro de 2010 - 03:00

O Secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, inaugurou na sexta-feira, 8 de janeiro, a Cadeia Pública do município de Fortim. A obra faz parte das atividades programadas pela Sejus, que pretende entregar nos meses de janeiro e fevereiro de 2010 uma série de Cadeias Públicas para o Estado do Ceará. A unidade em Fortim era uma demanda antiga do município, que até então utilizava uma unidade policial para abrigar os presos da região.
 
A obra foi realizada com recursos oriundos do Tesouro do Estado, com capacidade para abrigar 32 detentos, sendo 26 vagas para a ala masculina e seis para a feminina. A área total é de 3.932 m², com aproximadamente 750 m² de área construída.
 
 
 
A Cadeia localiza-se na estrada que dá acesso ao município de Pontal do Maceió, a 1,5 km do Centro de Fortim. A arquitetura da unidade, assim como a das demais que serão entregues, não é cercada por muralhas, mas por alambrados com seis metros de altura e camadas de ouriço. Essa é uma característica da gestão do Governo Cid Gomes, que procura humanizar o sistema prisional partindo da própria arquitetura.

Para o Supervisor do Núcleo de Segurança e Disciplina (Nudis), Humberto Dorneles, a entrega da Cadeia de Fortim materializa os esforços do secretário Marcos Cals e da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) para que as deficiências do sistema penitenciário sejam minimizadas em todo o Estado.

Mais oito Cadeias Públicas estão previstas para serem entregues nos próximos meses. São cinco com capacidade para 32 detentos, nos municípios de: Ocara, Araripe, Umirim, Caridade, Amontada; e três com 51 vagas, nos municípios de: Trairi, Santa Quitéria e Acarau.

Mais três grandes unidades prisionais serão entregues no início desse ano: a Cadeia Pública de Sobral, com capacidade para 153 detentos; a Penitenciária de Pacatuba, que disponibilizará 500 vagas; e a Presídio Militar, localizada no município de Aquiraz, com capacidade para 130 internos.
 

Cadeia Pública de Fortim

Informações Gerais

Valor final da obra: R$ 1.663.920,42
Origem dos recursos: Tesouro do Estado do Ceará
Capacidade: 32 vagas
Área total: 3.932 m²
Área Construída: 750 m²  
Empresa Contratada: AMP Engenharia Ltda

Informações técnicas

Guarita na entrada: 01
Guaritas externas: 02
Bloco Administrativo: bloco para semi-aberto, recepção de visitas, recepção de presos, administração, despensa, cozinha, refeitório, banheiros, alojamento dos agentes, secretaria, parlatório e vistoria.
Corpo de guarda: sala de comando, sala de estar, 02 alojamentos, banheiro, depósito material de limpeza e depósito.
Bloco de vivências: 05 celas (10,88 m²)  e 01 solário masculino, 02 celas (10,88 m²)  e 01 solário feminino, 01 sala de aula, 01 oficina, 01 sala de agente com banheiro.
Alambrado: duas linhas externas com altura de 6m com camada de ouriços.

Ascom – Sejus