130 internos da CPPL II participam de sessão de cinema

5 de fevereiro de 2010 - 15:02

130 internos da Casa de Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, tiveram uma tarde diferente na última terça-feira, 2 de fevereiro, eles participaram de uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. O objetivo era comemorar os três meses do Projeto Renascer. “Desafiando gigantes” foi o filme exibido.

Participaram da sessão de cinema, servidores e profissionais terceirizados da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), da área da Educação, Psicologia, Assistência Social, setor Jurídico, da Saúde, além de convidados religiosos.

 
 
Após o término da sessão, o secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, percorreu a unidade, especificamente nas vivências A e B, observando as transformações realizadas nas ruas, que, agora, contam com o Conselho da Sinceridade e Solidariedade, responsável pelas condutas disciplinares e de organização dos pavilhões.  

As vivências são formadas com o projeto de “cromoterapia”, na qual as celas são pintadas de cores diferentes, semelhante a uma vilinha de casas, como disse a diretora da unidade, Keydna Carneiro. O projeto desenvolve ainda, uma programação com oficinas de trabalho voltadas tanto para os internos como para os familiares.

De acordo com diretora, tudo visa a ressocialização. “Precisamos tratar o preso com dignidade, pois os Estados, através da Justiça, os puniu e os enviaram para cá. Mas, este mesmo Estado, deve ser o primeiro a mobilizar o resgate do interno e conduzi-lo ao caminho da decência, transformando-os verdadeiramente em cidadãos do bem. A vida aqui (CPPL II) é passageira, após o cumprimento da pena eles voltam a viver na sociedade”, destacou Keydna.

Projeto Renascer

Conselho da Sinceridade e Solidariedade – composto exclusivamente por detentos
Quantidade de internos no Projeto – 210, oriundos das vivências A e B.
A unidade abriga hoje 754 internos.