Edital do BNB contempla projeto de arte no IPPS

11 de fevereiro de 2010 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), através da Coordenadoria Educacional do Sistema Penitenciário, realiza na sexta-feira, 11 de fevereiro, às 9 horas, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), solenidade de apresentação do projeto de artes visuais contemplado pelo edital do Programa BNB de Cultura 2010.
O Programa do BNB existe desde 2005 e visa disponibilizar recursos para o financiamento de ações com a finalidade de democratizar as oportunidades de criação e circulação de bens culturais. Na edição 2010, a Sejus foi aprovada na categoria de artes visuais para o financiamento de dois projetos: “Redescobrindo a Arte Carcerária”, que será desenvolvido no IPPS e o “Arte Inconsciente” no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG), ambos articulados pela Coordenadoria Educacional.
De acordo com a coordenadora Educacional do Sistema Penitenciário, Magnólia Maria Costa,  no IPPS os detentos já trabalhavam com artesanato, no entanto o material utilizado (palitos) não possui tanto valor comercial. Com o novo projeto, os internos irão manipular a argila como matéria prima, pois o trabalho com a mesma, além de ter ação terapêutica, possui, ainda, maior inserção no mercado, com a venda de peças utilitárias e de decoração. “A confecção do artesanato com argila ajudará o preso a angariar recursos para o sustento de seus familiares”, comenta.
Magnólia destaca que é uma atividade pedagógica que propõe o resgate da autoestima por intermédio da arte, processando as habilidades de raciocínio e  criatividade. “Para nós educadores, a importância do projeto é que esses homens possam ter momentos de ocupação, que desenvolvam o valor do trabalho, pois o trabalho traz dignidade e respeito. Queremos ainda, através do projeto, formar parceiros  para o desenvolvimento de ações”, afirma.
As atividades serão acompanhadas pelos profissionais da área de psicologia e do setor de educação. O edital do programa irá beneficiar 10 detentos do IPGSG  e 30 do IPPS, que serão capacitados, divididos em duas turmas de 15 alunos. Para atividades de produção de artesanato será aproveitada a estrutura de olaria que o IPPS possui.


Mais informações
: Coordenadoria Educacional do Sistema Penitenciário – (85) 3101.2861

Ascom – Sejus