Coordenação Educacional do Sistema Prisional homenageia Marcos Cals

26 de fevereiro de 2010 - 03:00

O Secretário da Justiça e Cidadania (Sejus), Marcos Cals, foi homenageado no último dia 24, pela Coordenação Educacional do Sistema Prisional. Na ocasião houve a apresentação e entrega do portfólio elaborado pela coordenação com o registro das Ações Pedagógicas desenvolvidas nas unidades penitenciárias no período de 2008 a 2010.

Na homenagem, a coordenadora Educacional do Sistema Penitenciário, Magnólia Maria Costa, repassou um exemplar ao secretário e destacou a importância do trabalho do titular da Sejus para o desenvolvimento do processo de educação junto aos privados de liberdade. “Somos gratos pelo apoio incondicional e pela continuidade que o secretário deu ao convênio entre a  Sejus e a Secretaria de Educação (Seduc). Marcos Cals sempre nos encorajou e confiou em nosso trabalho, mostrando-se solícito em nossas atividades” declarou.

Estavam presentes o Secretário Adjunto da Sejus, Luiz Abreu Dantas; a coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Sefisa Bezerra; a Assessora Institucional da Seduc, Cristiane Holanda; a Coordenadora do Crede de Maracanaú, Adriana Cynthia; o diretor do IPPS, Celso Rebouças; professores do sistema prisional, além de convidados e funcionários da Sejus.

Marcos Cals ressaltou o desempenho dos profissionais de educação nas unidades e comentou que essa tarefa é uma forma de proporcionar acesso à educação para aqueles que muitas vezes não tiveram uma oportunidade anteriormente. O secretário lembrou  que nas reformas e construções das unidades prisionais que o governo estadual vem realizando há sempre reserva de espaços destinados à educação.

Entrega do Portfólio

A representante da Seduc, Cristiane Holanda, salientou que a homenagem ao secretário é justa e expressou ainda o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela professora Magnólia. Cristiane destacou, também, a importância da atuação conjunta dos órgãos públicos para o desenvolvimento do processo educacional no sistema. “A educação nos presídios é responsabilidade de todos nós. Por isso, devemos empregar esforços de forma integrada: educação, segurança e justiça”concluiu.

Números:

13 Unidades Prisionais de Fortaleza e Região Metropolitana possuem escolas;
17 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento e Educação (CREDE) abrangem a Educação Penitenciária;
41 municípios são atendidos em todo o Estado;
2.331 é o número de educandos no Ceará, sendo 2.173 no ensino fundamental e 159 no ensino médio;
12 projetos de ação pedagógica entrarão em vigor,  brevemente, nas unidades prisionais.

Ascom – Sejus