Escola de Gestão Penitenciária realiza o curso: “Educação no sistema prisional”

5 de março de 2010 - 16:18

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), através da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) e do Núcleo de Disciplina e Segurança (Nudis), abre inscrições para o curso “Educação no sistema prisional – Formação de gestores e trabalhadores penitenciários”. A solenidade de abertura será na segunda-feira, 8 de março, às 19h, no Auditório Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e contará com a presença de representantes do Ministério da Educação, da UFC e do Governo do Estado.

O curso será realizado de março a dezembro de 2010, com duração de 200 horas aula, e tem como público alvo gestores e servidores penitenciários. Ao todo, 300 vagas serão oferecidas, distribuídas em cinco turmas, cada uma com 60 alunos. As aulas irão ocorrer no Auditório da Sejus, das 8h às 17h. Os participantes terão direito a almoço e lanche, a cargo do Projeto.

O curso terá oito disciplinas, com 20 horas cada, a serem ministradas em 16 horas presenciais e 4 horas de tarefas não presenciais. Cada disciplina será realizada em dois dias seguidos, em datas alternadas para cada turma. Cada turma frequentará 16 dias de aula, distribuídos ao longo do ano, até completarem as oito disciplinas. Serão ministradas quatro disciplinas em cada semestre.

De acordo com o orientador pedagógico da Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR), Antônio Rodrigues, o objetivo do curso é formar os quadros de pessoal penitenciário para o cumprimento da sua missão institucional – a reintegração social da pessoa presa.

1ª turma: 8 e 9 de março (segunda e terça-feira)
2ª turma: 11 e 12 de março (quinta e sexta-feira)
3ª turma: 15 e 16 de março (segunda e terça-feira)
4ª turma: 22 e 23 de março (segunda e terça-feira)
5ª turma: 25 e 26 de março (quinta e sexta-feira)

Devido à carência de agentes nas unidades penitenciárias, foi acordado entre a Cosipe e o Nudis, que para o início de cada turma, os agentes penitenciários inscritos deverão estar de folga.

Mais informações: Rosa Almeida – (85) 9981.2070 ou Antônio Rodrigues – (85) 8887.6080

Ascom – Sejus