IPF promove a II Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada

8 de março de 2010 - 04:00

As internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) irão vivenciar, durante toda essa semana, de 8 a 12 de março, uma programação diferente, com a realização da II Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada. O evento é uma promoção da diretoria da unidade, em parceria com a Coordenação Educacional do Sistema Penitenciário do Estado e promete proporcionar momentos de formação e esclarecimento para as detentas. O calendário faz parte do Dia Internacional da Mulher.
A programação tem início hoje, 8 de março, data institucionalizada internacionalmente como o Dia da Mulher. Anteriormente, o momento era marcado por comemorações, mas, no contexto atual, ganha novas discussões e caracteriza-se sobretudo como um período de reflexão e debates acerca da situação da mulher na sociedade.

De acordo com a diretora da unidade, Socorro de Oliveira, a idéia é mostrar às mulheres privadas de liberdade que a situação de reclusas não tira delas os direitos femininos assegurados historicamente. “Queremos informar as detentas que a reclusão só tira delas a liberdade, de acordo com que a pena implica. No entanto, a condição de mulher permanece, assim como os direitos do gênero”, ressaltou.

No calendário de eventos está prevista a Ação de Atendimento Jurídico, realizado em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará. Durante o ato serão prestados  esclarecimentos acerca do andamento processual das detentas. Acontecerão também atividades culturais, como o desfile para escolha da rainha do IPF, prestação de serviços, atendimento médico-odontológico e uma série de palestras abordando os seguintes temas: “Atribuições do Conselho da Comunidade”, “Autoestima no Interior de uma Prisão”, “Execução Penal” e “Orientações sobre Benefícios Assistenciais e Previdenciários das Reclusas”. Novidade será a realização do I Torneio Esportivo Feminino, nas modalidades: vôlei, carimba e futsal.

Programação:

8 de março – Benção a toda a unidade com o Coordenador Regional da Pastoral Carcerária Padre Marcos Passerini
10:00h – Assistência Jurídica (atendimento as internas provisórias e julgadas) em parceria com a Defensoria Pública do Estado;

9 de março – Abertura da Solenidade com as presenças do Secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, da Procuradora Geral da Justiça Socorro França, do Coordenador da Cosipe Bento Laurindo e de demais autoridades.
09h40min – Apresentação do Grupo de Bailarinos – Cristo Amor e Doações (dança clássica)
09h55min – Apresentação com as Candidatas a Rainha do IPF 2010.
10:00h – Apresentação da Rainha do IPF 2009 (Vikiana Confessor)
10h15min – Palestra da Procuradora Geral da Justiça – Socorro França
10h55min – Desfile das Candidatas a Rainha IPF 2010
11h05min – Homenagem
11h30min – Encerramento
12:00h – Almoço
13h30min  – Atração Musical – Forró Xoteando e Distribuição de CD´s

Prestação de Serviços – Ônibus Odontológico (restauração, limpeza, etc…)
Atendimento Médico – verificação de pressão arterial, glicemia, peso, vacinações.
Orientações às Famílias com Advogados, Psicólogos e Assistentes Sociais.
Entrega de material educativo de saúde e preservativos
12:00h as 16:00h – Teatro de Bonecos (Grupo Missão Amigos)
Musical com o tecladista Paulinho dos Teclados

I Torneio Feminino de Bola Auri Moura Costa (futsal, vôlei e carimba)
Premiação das Equipes Vencedoras.

09h30min – Palestras
Tema: Atribuições do Conselho da Comunidade
Palestrantes: Presidente do Conselho da Comunidade Leonarda Feitosa e Vice Presidente Professora de Direito Penal Yasmin Ximenes
11:00h – Tema: Como Reconquistar a Autoestima no Interior de uma Prisão
Palestrante: Psicóloga Ivanize Alves Bezerra
13h30min – Tema: Execução Penal
Palestrante:Defensor Público do Estado do Ceara, Delano Benevides
15:00h – Tema: Orientações sobre Benefícios Assistenciais e Previdenciários às Reclusas
Palestrante: Assistente Social Diana Pereira

Serviço: Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa – (IPF) BR 116, km 27, Aquiraz.

Mais informações: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – (85) 3101 2158

Ascom – Sejus