CNJ aprova monitoramento eletrônico de presos e audiência por videoconferência

10 de março de 2010 - 00:39

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou nesta terça-feira um conjunto de medidas para a reforma do poder Judiciário no país, que inclui projetos de lei que serão submetidos ao Congresso Nacional, além de resoluções que independem de aprovação legislativa. Entre as medidas está a documentação de depoimentos e audiências por videoconferência, o direito de voto para presos provisórios, além do monitoramento eletrônico de detentos que cumprem a pena em regime aberto.

 

De acordo com o CNJ, o objetivo do documento –que possui 154 páginas e foi aprovado pelo plenário do CNJ– é modernizar o sistema penal brasileiro. O pacote de alterações foi levado à consulta pública durante 60 dias.

 

Outra alteração proposta pelo CNJ, que depende de aprovação legislativa, é a possibilidade do pagamento de fiança para os crimes de todas as espécies, incluindo os “mais graves e de ordem financeira”.

 

O órgão propõe ainda a criação de um sistema de proteção a juízes em situação de risco no país, além de incentivos fiscais às empresas que contratarem presos ou ex-detentos. Além disso, o Conselho propõe que o detento possa negociar sua pena com o Ministério Público.

 

Em relação ao monitoramento eletrônico –proposta que depende de aprovação do Congresso–, a ideia é tornar o mecanismo obrigatório para todos os detentos que cumpram pena domiciliar. “Essa alternativa seria utilizada para pessoas beneficiadas com o regime aberto, que geralmente trabalham durante o dia e à noite devem retornar aos albergues”, diz o CNJ.

 

“São medidas necessárias para ter uma justiça criminal mais eficiente tanto na perspectiva de direitos humanos quanto na perspectiva de segurança pública”, disse o presidente do Conselho e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.

 

Fonte: Folha OnLine