Projeto “Reconstruindo a Liberdade” chega a Juazeiro do Norte

15 de março de 2010 - 14:45

A partir de convênio firmado entre a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), a Pastoral Carcerária e a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), o projeto “Reconstruindo a Liberdade” será expandido para o interior do Estado. O primeiro município a executar o projeto será o de Juazeiro do Norte.

Após uma série de reuniões entre os parceiros, terá início nesta segunda-feira, 15 de março, a execução do Projeto no município de Juazeiro. O defensor público Célio Pereira da Costa, juntamente com os representantes da Faculdade Paraíso, professor Giácomo Farias; o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Atividades Reais (criminais), professor Pedro Jorge Monteiro, responsável pela disciplina de Prática em Execução Penal, são os responsáveis pela implantação.

Na última sexta-feira, 12 de março, o Defensor Público de Juazeiro, Célio Pereira, e os representantes da Faculdade Paraíso, Giácomo Farias e Pedro Jorge, estiveram no Núcleo Especializado em Execução Penal (NUDEP), em reunião com a coordenadora do Núcleo e idealizadora do “Reconstruindo a Liberdade”, Aline Miranda. Na ocasião, foram feitos os últimos ajustes para implantação do projeto em Juazeiro.

Aline Miranda destacou que a intenção é expandir o projeto para o interior do Estado. “Com a implantação do ‘Reconstruindo a Liberdade’ em Juazeiro, sai ganhando a população carcerária, os estudantes de Direito (em aprendizado) e a sociedade como um todo. O objetivo maior é promover a justa execução da pena, acreditando que essa é uma das formas de alcançar a maior pacificação e colaborar para a redução da violência. Nosso plano é expandir o Reconstruindo a Liberdade interiorizando-o no nosso Estado”, ressaltou a defensora.  

Para o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Atividades Reais da FAP, Giácomo Farias, a parceria vai contribuir muito para formação do aluno. “Do ponto de vista da Faculdade, o Reconstruindo vai proporcionar ao aluno a prática da disciplina de Execução Penal, o conhecimento da realidade do Sistema Prisional, bem como o desenvolvimento da atividade social”, afirmou.

Já o professor Pedro Jorge Monteiro, destacou que o projeto vai proporcionar ao aluno a vivência do profissional de Direito. “Com o Reconstruindo busca-se a criação do conhecimento específico com relação às execuções penais, além de proporcionar ao acadêmico a vivência real do profissional de Direito”.

 
Segundo o Defensor Público de Juazeiro, Célio Pereira, o projeto trará mais qualidade, além de ampliar o atendimento. “O projeto vai trazer uma maior qualificação ao atendimento dos reeducandos assistidos pela Defensoria, como também irá ampliar o atendimento, uma vez que o projeto amplia a forma de captação de casos a serem analisados pelo órgão de atuação. E, sobretudo, o Projeto traz para os serviços prestados pela Defensoria Pública, outros parceiros como a Secretaria de Justiça do Estado, a Faculdade Paraíso e a Pastoral Carcerária”, destacou.