Sejus realiza a I Oficina Regional para o Controle da Tuberculose em Prisões

8 de abril de 2010 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), através do Núcleo de Saúde (Nusau), realiza a I Oficina Regional para o Controle da Tuberculose em Prisões. O evento  é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) e acontece de 7 a 9 de abril, em Fortaleza. Representantes dos nove Estados do Nordeste participam das discussões. A solenidade de abertura aconteceu na manhã do dia 7, no Hotel Gran Marquise, localizado na Avenida Beira Mar.

Na abertura do encontro proferiram palestras o Coordenador do Programa de Tuberculose do Ministério da Saúde, Fábio Moherdaui; a Supervisora do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (NUPRE) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Telma Martins; a Coordenadora da Unodc – Agência do Escritório da ONU sobre drogas e crimes, Nara Santos; a Coordenadora do Centro de Controle da Tuberculose nos Presídios do Rio de Janeiro, Alexandra Sanches; e o Supervisor do Núcleo de Saúde da Sejus, Francisco Pereira Alencar.

A oficina é fruto do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), em parceria com Fundo Global-TB Brasil. Preocupados com a dimensão do problema e conhecendo as especificidades que envolvem as ações de saúde e, em especial, as de controle da tuberculose no contexto penitenciário, propuseram a realização dessa capacitação, para médicos, enfermeiros, odontólogos e seus auxiliares, dentre outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, o encontro tem três objetivos, dentre eles conhecer e discutir a situação atual da tuberculose no Sistema Penitenciário, propor estratégias para o fortalecimento das ações de controle da Tuberculose na população prisional e viabilizar a implementação destas estratégias. Cada estado está representado por três coordenadores: do Programa do Controle de Tuberculose, de Saúde do Sistema Penitenciário e de Saúde Penitenciária na Secretaria de Saúde.

Na sexta-feira à tarde, 9 de abril, último dia das atividades, os participantes irão visitar o Centro de Diagnóstico de Tuberculose do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, que atualmente encontra-se em construção, assim como um anexo do Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo (HGSPPOL), na BR 116, Km 17, distrito de  Pedras, em Itaitinga.

Números:
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de dois milhões de pessoas morrem, por ano, em todo o mundo, vitimadas pela tuberculose.

No Brasil, o Ministério da Saúde registra por ano, 75 mil novos casos e 4,5 mil óbitos. Números considerados altos para uma enfermidade que tem cura e cuja tecnologia de diagnóstico e tratamento é acessível a todos.

Ascom – Sejus