Tomam posse novos membros do Conselho Penitenciário

14 de maio de 2010 - 14:47

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen) empossou na manhã desta sexta-feira, 14 de maio, no auditório Professor Gustavo da Frota Braga, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), os três novos membros que irão atuar, durante mandato de quatro anos, junto ao Conselho. São eles: José Raimundo Pinheiro de Freitas, representante do Ministério Público Estadual; Karla Andréa Magalhães Timbó, representante da Defensoria Pública da União; e Maria Candelária Di Ciero, representante do Ministério Público Federal, que assume seu segundo mandato.

O presidente do Conselho Penitenciário, Augusto César Coutinho, fez a abertura do ato e deu as boas vindas aos novos membros, saudando também os presentes. Durante sua fala, a conselheira Carla Timbó ressaltou que pretende exercer a função fiscalizadora e consultiva do Copen. Ela agradeceu ainda a indicação democrática dos seus colegas defensores, que compareceram de forma maciça no evento.

 
 
O representante do Ministério Público Estadual, Raimundo Pinheiro, destacou a necessidade de se criar mais uma Vara para atender as unidades prisionais do Estado. Durante seu mandato, ele disse que vai incomodar um pouco. “Vou querer que o Conselho provoque, para que ele cumpra bem a sua missão. A minha tônica será essa”, assegurou.

O conselheiro Bento Laurindo, também coordenador do Sistema Penitenciário do Estado, registrou o seu voto de pesar pelo assassinato de um agente penitenciário dentro de uma unidade prisional do Estado na quarta-feira, 12 de maio. Já a conselheira Patrícia de Sá Leitão, destacou a importância da volta de uma cadeira do Ministério Público Estadual. “Esse canal de interação vai ser mais fácil com as novas participações no Conselho Penitenciário”, elogiou.

Ascom – Sejus