Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR) celebra 1 ano de existência

1 de julho de 2010 - 18:04

Um café da manhã foi oferecido nesta quinta-feira, 1º de julho, em comemoração pelo aniversário de um ano da Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR). A Escola foi criada pela Lei nº 14.040, de 27 de dezembro de 2007 e Decreto nº 29.202, de 29 de fevereiro de 2008, sendo voltada especialmente para servidores penitenciários e outros seguimentos que atuam ou transitam no ambiente das prisões em geral.

Durante este um ano de existência foram desenvolvidas várias atividades de formação e aprimoramento dos conhecimentos dos servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Dentre eles, como enumera o coordenador da EGPR, Evandro Oliveira, o Curso “Educação nas Prisões – formação para servidores e gestores do sistema prisional”, com carga horária de 200 h/a, para 300 servidores penitenciários.

 
 
 
 
O curso em foco é financiado pelo Ministério da Educação que editou uma portaria destinada a formação de servidores penitenciários cujos projetos deveriam ser apresentados exclusivamente por Universidades. A UFC procurou a EGPR para formatação dos conteúdos e outras configurações do projeto. Como destacou Evandro Oliveira, “fomos a incubadora desse curso”, que tem coordenação geral do professor Wagner Andriola, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Antonio Rodrigues pela SEJUS/EGPR. Outro curso abrigado recentemente na  EGPR foi o de Excelência no Atendimento ao Deficiente Físico e ao Idoso, realizado pela da Escola de Gestão Pública (EGP/SEPLAG), com duração de 48 horas.

Recentemente a EGPR também aderiu à Rede de Escolas de Governo, com a assinatura do Termo de Cooperação entre a EGPR e a Rede, no dia 29 de junho, pelo secretário de Justiça e Cidadania, Abreu Dantas. A Rede das Escolas de Governo tem como orientação integrar e consolidar as Ações de todas as Escolas setoriais relacionadas ao serviço público do Ceará.

Na última terça-feira, 29 de junho, foi inaugurado o Centro de Informática da EGPR, constituído por 15 computadores, proporcionando recursos alternativos à formação continuada dos servidores da SEJUS em todas as áreas, inclusive a Educação à Distância. O primeiro curso realizado pelo Centro de Informática, em parceria com o Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV), acontece entre os dias 29 de junho e 1º de julho. O SICONV “é uma ferramenta do Governo Federal que possibilita aos Estados e Prefeituras encaminhar projetos ao Governo Federal”, informou  Evandro Oliveira.

Ascom – Sejus