Aula de Yoga para servidores da Sejus

24 de agosto de 2010 - 14:21

Visando promover ações que estimulem e facilite a melhoria da qualidade de vida do colaborador da rede Estadual, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) oferece, a partir do mês de setembro, atividades de Raja Yoga para seus funcionários. A ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, do Governo do Estado, que pretende mobilizar os profissionais para atuarem como agentes transformadores da gestão pública. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR). As vagas são limitadas.

De acordo com o professor de Yoga e coordenador do Programa Qualidade de Vida, Alan Meira, será trabalhada a postura no exercício das atividades de rotina em cada setor. Atendendo ainda, a prevenção das lesões por esforço repetitivo (LER), promovendo um momento de descontração no ambiente setorial de trabalho. “A Sejus é transfigurada nas pessoas que a configuram, portanto, se essas pessoas têm uma atitude positiva, a Secretaria vai ter essa expressão. Ela é um reflexo da atitude de seus funcionários”, explicou Alan.

A Yoga, além de trabalhar a saúde física e mental dos funcionários, esclarece Alan, trabalha nos níveis do intelecto as funções éticas da relação pessoal, social e planetária. De acordo com a definição de I. K. Taimni, “A yoga é a ciência de auto-conhecimento e libertação progressiva da consciência pela experiência direta da prática do yoga clássico, onde o seu humano pode conhecer a si mesmo e desvelar os grandes mistérios de sua própria vida”.

No Programa Qualidade de Vida, serão desenvolvidas ações sócio-culturais como: palestras, oficinas, yoga, coral, yoga laboral. Ainda este mês de setembro, outra atividade a ser desenvolvido é o Cine Diálogo, com exposição de filmes na última quarta-feira de todos os meses.  O objetivo, explica Alan, é despertar, por meio do atrativo da mídia cinematográfica, para uma leitura e releitura trazendo para o diálogo os temas pertinentes ao nosso cotidiano e relacionados às questões do exercício do trabalho, abrindo uma reflexão que envolva os valores da ética, auto-conhecimento e responsabilidades.

Programação
Raja Yoga: segundas e quartas – 16h30 às 17h
Raja Yoga: terças e quintas – 7h30 às 8h

Número de vagas
20 vagas para cada turno

Mais informações: Alan Meira – Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização – (85) 8736.4655

Ascom – Sejus