Coordenador do Depen inspeciona veículos adquiridos pela Sejus para transporte de detentos

27 de agosto de 2010 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu no dia 26 de agosto, uma visita do coordenador do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), César Maranhão. O representante do orgão, que é vinculado ao Ministério da Justiça, visitou a Sejus para realizar a inspeção dos veículos adquiridos pela Secretaria, por meio de convênio firmado em 2009 com o Depen.

O convenio garantiu a aquisição de 10 novos veículos que irão fazer o transporte de internos das unidades prisionais do Estado do Ceará. Os veículos, de modelo blazer, foram adquiridos no início desse ano. O custo total foi de R$ 750 mil. De acordo com César Maranhão, 75% desse valor foi pago pelo Governo Fderal e o restante custeado pelo Governo do Estado.

Os veículos possuem compartimento cela, ar condicionado, sistema de som acústico para alarme (sirene), além de serem equipados com cincos rádios, sendo um fixo no painel do carro e quatro móveis.

Após a vistoria, os veículos foram liberados para circulação. A distribuição entre as unidades ficou da seguinte forma:

2 veículos para Fortaleza, sede da Sejus, a disposição da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe);
1 veículo para Juazeiro do Norte, Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC);
1 veículo para Sobral, Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS);
1 veículo para Maranguape, Colônia Agropastoril do Amanari;
1 veículo para Caucaia, Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL);
2 veículos para Aquiraz, Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS);

2 veículos para Itaitinga, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I) e
Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

Ascom – Sejus