IV Encontro dos Profissionais da Saúde e Agentes Penitenciários da Secretaria da Justiça e Cidadania

22 de novembro de 2010 - 20:23

Profissionais de Saúde e Agentes Penitenciários do Nordeste discutem temas sobre Saúde nas Unidades Penitenciárias

A Secretaria da Justiça e Cidadania e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará promovem a partir de quarta-feira (24.11.10) até sexta-feira (26.11.10) o IV Encontro dos Profissionais de Saúde e Agentes Penitenciários, com o tema “Equipe Multiprofissional Concretizando as Ações da Saúde”. O secretário da Justiça e Cidadania, Luiz Abreu Dantas preside a solenidade de evento, que acontece na quarta-feira, às 8h e 30 min, no Hotel Mareiro, localizado na Avenida Beira-Mar, 2380, Meireles.

Confirmaram presença os secretários de Saúde do Estado do Ceará e do Município, Raimundo José Arruda Bastos, em exercício, e Alexandre José Montalverne Silva, respectivamente, o coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo, o supervisor do Núcleo de Saúde da Sejus, Francisco Alencar, os secretários de Saúde dos municípios da região metropolitana, além dos diretores das unidades prisionais e representantes de órgãos que tratam de saúde pública.

Cento e cinquenta profissionais do Ceará e de estados vizinhos estarão participando de palestras, mesas redondas e de cursos, da programação elaborada pelo Núcleo de Saúde da Sejus (Nusau), que conta ainda, com o apoio dos Ministérios da Justiça e da Saúde.

 

Pacto pela vida em defesa do SUS e de gestão no contexto do Sistema Penitenciário; A importância da atividade física na reabilitação de pacientes com transtorno mental; A saúde bucal no Sistema Penitenciário, o Ministério da Saúde e a sua atuação no Sistema Penitenciário; Gestão em saúde no Sistema Penitenciário; Sistema de Informação e avaliação em saúde são alguns dos temas para discussão nas plenárias, enquanto que os cursos, com 30 participantes cada, abordarão Biossegurança – a importância dos EPI’s e EPC’s, Novo conceito em saúde: fisioterapia penitenciária e Lei da Execução Penal – direitos e deveres do apenado.  

 

Segundo o supervisor do Nusau, Francisco Alencar, o objetivo do Encontro é oportunizar os profissionais da saúde e agentes penitenciários, através da educação continuada, a atuarem como agentes viabilizadores das ações de saúde no Sistema Penitenciário, assumindo, também, a responsabilidade de serem os sujeitos de sua própria saúde. “Analisar e elaborar projetos que visem à implantação da atenção preconizada no Plano Estadual de Saúde no Sistema Penitenciário e acompanhar o desenvolvimento de projetos de saúde junto às unidades prisionais, estão entre as  atribuições do Nusau”, explicou o coordenador.

 

Informações: Núcleo de Saúde da Sejus (Nusau) – fone: (85) 3101.2860

 

Programação

Faça o download aqui

 

 

 

Ascom – Sejus                                                                                                        22.11.2010