I Conferência Estadual do Sistema Penitenciário do Ceará

23 de novembro de 2010 - 03:00

A I Conferência Estadual do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CONESP/CE), com o tema “Os avanços do Sistema Penitenciário para a Segurança Pública Cidadã” acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no hotel Oásis Atlântico, a Mar, 2500 – Meireles. A proposta é de apresentar, discutir e compartilhar as experiências, com sucesso, implementadas, através do trabalho em rede, desenvolvidas no sistema penitenciário do Estado.

O evento que tem início quinta-feira, às 18 horas, no auditório Pedro Lazar é uma realização da Defensoria Pública e da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará. A Palestra Magna “Objetivos educacionais e objetivos da reabilitação penal: o diálogo possível” será proferida pelo Doutor em Educação e Livre Docente em Pedagogia, Roberto da Silva, da USP.

Para o Secretário da Justiça e Cidadania, Abreu Dantas, a importância do encontro é uma das grandes chances e oportuno, pelo nível de seus participantes, de apresentar o trabalho que a Sejus vem executando não apenas no âmbito da expansão da infra-estrutura, que melhora a habitabilidade dos internos e propicia o desenvolvimento de um trabalho mais controlado, como também oferece as condições necessárias para a efetivação de atividades nos campos da educação, da assistência social-psicológica-terapêutica e de trabalho.

“Além destas temos avançado no campo de atendimento da saúde dos detentos e seus familiares, nos segmentos médico-odontológico. Em 2010 entregamos o Centro de Diagnóstico de Tuberculose Luciana Maria Silva Lima, anexo ao Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo e durante esta semana promovemos pela quarta vez, com participantes de alguns estados do nordeste o Encontro de Profissionais de Saúde e Agentes Penitenciários da Secretaria da Justiça e Cidadania” informa o Secretário.

Diz ainda que nos últimos anos recebe a contribuição ímpar da Defensoria Publica Geral nos mutirões de análise de processos e nos demais trabalhos ligados ao poder judiciário dentro das Unidades. Como a DPGE, os parceiros de organismos públicos federal, estadual e municipal, além de entidades não governamentais otimizam a concretização dos projetos da Sejus direcionados para a inclusão do detento junto à sociedade.

A Coordenadora do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública Geral do estado, Aline Miranda explica que “instituições públicas como o DEPEN e o PRONASI do Ministério da Justiça, a OAB, os Conselhos Regionais de Saúde, de Enfermagem, as Universidades, dentre outras, assim como a iniciativa privada estarão presentes no sentido de formar uma grande rede de colaboradores com o conhecimento e a visão para um tratamento penal humanizado, voltado à reinserção dos apenados na sociedade extra-muros”.

Mais Informações e INSCRIÇÕES: : Conesp – fone: (85) 3252.6573

Ascom- Sejus                                                                                                 23.11.2010

Download da programação