Sejus e Defensoria Pública conferem resultados positivos na I CONESP

2 de dezembro de 2010 - 19:40

 

 

 

A I Conferência Estadual do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CONESP/CE), com o tema “Os avanços do Sistema Penitenciário para a Segurança Pública Cidadã” que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, último, no hotel Oásis Atlântico, a Mar, 2500 – Meireles teve um excelente resultado, segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Defensoria Pública Geral, os realizadores do encontro.

A Palestra Magna “Objetivos educacionais e objetivos da reabilitação penal: o diálogo possível” foi proferida pelo Doutor em Educação e Livre Docente em Pedagogia, Roberto da Silva, da USP, e aconteceu na noite de quinta-feira, na solenidade de abertura. Tanto na abertura quanto no encerramento do evento as internas do Instituto Penal Feminino, Desembargadora Auri Moura Costa, fizeram apresentações artísticas, sendo uma de dança e outra um desfile, mostrando figurinos confeccionados com material reciclável, denominado “Do Lixo ao Luxo”. 

A proposta que era de apresentar, discutir e compartilhar as experiências com sucesso, através do trabalho em rede, desenvolvidas no sistema penitenciário do Estado, teve a presença de 326 participantes, servidores dos dois órgãos e de entidades afins.

O Secretário da Justiça e Cidadania, Abreu Dantas, falou sobre a importância do encontro como uma grande chance e oportuna, pelo nível de seus participantes, para o fato da Sejus poder apresentar o seu plano em execução, não apenas no âmbito da expansão da infra-estrutura, que melhora a habitabilidade dos internos e propicia o desenvolvimento de um trabalho mais controlado, como também oferece as condições necessárias para a realização de atividades nos campos da educação, da assistência social-psicológica-terapêutica e laboral.

Explicou que nos últimos anos recebe a contribuição ímpar da Defensoria Publica Geral nos mutirões de análise de processos e nos demais trabalhos ligados ao poder judiciário dentro das Unidades. Como a DPGE, os parceiros de organismos públicos federal, estadual e municipal, além de entidades não governamentais otimizam a concretização dos projetos da Sejus direcionados para a inclusão do detento junto à sociedade.  


A Coordenadora do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública Geral do estado, Aline Miranda explica que “instituições públicas como o DEPEN e o PRONASI do Ministério da Justiça, a OAB, os Conselhos Regionais de Saúde, de Enfermagem, as Universidades, dentre outras, assim como a iniciativa privada estiveram presentes no sentido de formar uma grande rede de colaboradores com o conhecimento e a visão para um tratamento penal humanizado, voltado à reinserção dos apenados na sociedade extra-muros”.  

Ascom- Sejus                                                                                                 02.12.2010