Sejus toma providências de urgência nas unidades penitenciárias

19 de janeiro de 2011 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania realizou mais um encontro hoje, (18.01.2001), terça-feira, com os dirigentes das Unidades Penitenciárias, quando são tratados assuntos para a gestão do novo exercício administrativo, com o foco de realizar um diagnóstico da situação atual, identificando os principais desafios e necessidades e formular  um projeto para superá-los na máxima brevidade possível.  Na  pauta com a Coordenadoria do Sistema Penitenciário (COSIPE), com a necessária prioridade,  os fatos ocorridos no Instituto Penal Paulo Sarasate e no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), localizados nos municípios de Aquiraz e Fortaleza.

Os dois homicídios acontecidos entre as noites de segunda-feira (17.01) e terça-feira (18.01) em presídios interditados e  em processos de desativação por sua  deficiência estrutural (IPPS e IPPO I)  estão sendo apurados com rigor, urgência, atenção e prioridade necessárias. Foram acionadas as polícias militar, civil, o grupo de perícia e o SAMU para fazerem o levantamento de provas, os Boletins de Ocorrências, os exames de corpo de delito, o atendimento das vítimas, bem como os procedimentos administrativos competentes e demais providências. As averiguações do IPPS e do IPPOO I serão conduzidas pela comarca de Aquiraz e pelo 8ª Distrito Policial, no Conjunto José Walter, respectivamente. Esclarece-se que os delitos foram direcionados, sem motins nas instituições e as visitas da quarta-feira irão acontecer, normalmente.

Mais informações

No IPPS, região metropolitana de Fortaleza, José Mauri Teixeira da Silva, conhecido por Jonas, 44 anos, na noite de segunda-feira, foi assassinado no Pavilhão 8, com agressões por cossoco e barras de ferro. O corpo foi levado ao IML e o resultado do laudo será apresentado para a Sejus e para a Comarca de Aquiraz.

No IPPO I, bairro de Itaperi, Fortaleza, Luis André Alencar Alves, vulgo André Cabeção, 31 anos, na madrugada de terça-feira, foi assassinado, na Rua D, cela 06, utilizando-se cossoco, pelos agressores. O corpo foi para o IML para a elaboração do laudo. No mesmo evento, Carlos Alexandre Pereira de Souza, vulgo Camarão, 25 anos, foi agredido com cossoco e levado para o Instituto José Frota, onde permanece internado.

Ascom-Sejus
18.01.2011