Internas da Sejus participam da 41ª Feirarte

17 de fevereiro de 2011 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) participa da 41ª Feirarte, do Centro de Artesanato do Ceará, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, na Praça Luiza Távora, na Aldeota. Com a reinauguração, hoje, (17), do complexo turístico, esta é a quinta vez que as internas do Sistema Penitenciário são convidadas para o evento. Serão expostas 150 peças, resultado de cursos desenvolvidos nas unidades penitenciárias.


O trabalho de 35 detentas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, localizado no Km 27, da BR 116, em Aquiraz, foi realizado  sob a coordenação da professora Maria Eunice Bezerra, conhecida entre artesãos cearenses como Tia Nenen. No stand, estão à venda toalhas de banho; jogos de bandeja, de cozinha e americano; toalhas de mesa e colchas de cama, em apresentações de crochê, pintura, vagonite, patchwork, pontos de marca e fuxico.


Outras 10 internas que integram o curso de artesanato, ministrado pela professora Fátima Chaves mostram a arte do macramé, em detalhes nos jogos de banho. A capacitação dos custodiados da Sejus faz parte do trabalho de ressocialização do Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso, da Coordenadoria do Sistema Penal, que visa oferecer um ofício ao cidadão e proporcionar as condições de obter uma renda para o sustento da família, após o cumprimento da pena.


Monitor – Antônio Gomes Filho (47), que já esteve em uma das unidades do Sistema Penitenciário e hoje responde, legalmente, no regime aberto foi aluno durante dois anos  seis meses de um dos cursos de artesanato e especializou-se em macramé. Segundo a assistente social Iraneide Soares “pela primeira vez teremos um egresso entre os nossos participantes”. E explica: “para nós, o Antônio Gomes é um exemplo. Ele vai levar tapetes em fio cru, uma técnica que estará repassando para jovens do regime semi-aberto e aberto da Sejus, em oficinas de tapeçaria, que acontecerão na casa O Caminho, do Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU.”