IPPOO II recebe mostra do 62º Salão de Abril

1 de março de 2011 - 03:00


Pela primeira vez em sua história, a 62ª edição do Salão de Abril abre a possibilidade dos artistas selecionados de apresentarem suas obras no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.
 
A ação é uma oportunidade de os artistas pensarem o cárcere, o sistema penitenciário e fomentar discussões públicas. Com o tema “As Subjetividades das formas do Eu”, o tradicional salão de arte do Estado será oficialmente aberto no dia 15 de abril, na Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor), ocupando, em paralelo, espaços não-convencionais de fruição artística como o Passeio Público, as ruas Senador Alencar, Major Facundo e alguns locais do IPPOO 2.   
 
Artistas selecionados – Este ano, o Salão de Abril confirma sua legitimidade perante à classe artística local e nacional: foram 613 obras inscritas, de 14 estados brasileiros, sendo São Paulo o estado com maior participação (159 inscritos). Em seguida, o Ceará, com 79 trabalhos inscritos e o Rio de Janeiro, 73. Entre os 30 selecionados, estão pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos. Todos os selecionados receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5mil. Além do caráter contemporâneo, as obras possuem alto nível técnico e trazem ideias inovadoras, que instigam o espectador.

Após a abertura, os três curadores da mostra – Agnaldo Farias, Andrés Hernandez e Ana Valeska Maia -, escolherão os artistas que irão receber da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma bolsa de formação no valor de R$ 12 mil cada.

Segue a lista dos 30 contemplados no edital:

1. Amanda Amaral
2. Ana Tomimori
3. Angella Conte
4. Bruno Vieira
5. Carlos Nunes
6. Celina Kostaschuk
7. Clarissa Campelo
8. Diego de Santos
9. Erica Ferrari
10. Fabiano Araruna
11. Filipe Berndt
12. Flavia Junqueira
13. Flavia Metzer
14. Flavio Cerqueira
15. Flavio Lamenha
16. Flora Assumpção
17. Gilvan Nunes
18. Grupo Acidum
19. Iuri Casases
20. Leandro Souza
21. Leonardo Mathias
22. Leticia Kamada
23. Lilian Maus
24. Marcela Tiboni
25. Marcia Rosolia
26. Maria Mattos
27. Mariana Tassinari
28. Nara Amelia
29. Nati Canto
30. Pedro Varela