Diagnóstico aprofundado sobre internas do IPF está sendo concluído

16 de março de 2011 - 03:00

Em reunião no gabinete da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a secretária Mariana Lobo recebeu a coordenadora estadual de políticas para a mulher, Mônica Barroso, juntamente com as defensoras públicas e assessoras do gabinete, Patrícia Sá Leitão e Amélia Rocha. Na pauta, os projetos da pasta direcionados as questões da mulher, com ênfase nos projetos de atuação dentro do sistema penal, no Instituto Penal Feminino Desembagadora Auri Moura Costa (IPF). 
 
Durante a reunião, a defensora Mônica Barroso, após breve e competente relato sobre as políticas publicas de gênero, informou a secretária que a radiografia do Instituto Penal Feminino com dados qualitativos sobre as detentas está concluída e que está em fase de sistematização e consolidação. A pesquisa do IPF – parceria do Ipece, Sejus e a Coordenadoria da Mulher – pretende mostrar quem são as detentas do IPF com dados sócio econômicos sobre elas. A eficiência pressupõe planejamento e ações concretas.  
 
Estes dados devem ser utilizados de forma a somar informações nas políticas públicas de ressocialização e diminuição de violência no Ceará. A pesquisa sobre aquela unidade será também compartilhada com o Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae), representado por sua supervisora, a Capitã Keydna Carneiro, que deve implementar de forma direcionada os projetos de capacitação, profissionalização e educação para aquela unidade. 
 
A reunião integra as atividades do termo de cooperação assinado entre o gabinete do Governador, da qual a Coordenadoria Estadual de Políticas para a Mulher é vinculada, com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).