Internos do Instituto Psiquiátrico Penal realizam gincana em busca de focos do mosquito da dengue

7 de abril de 2011 - 03:00

A programação faz parte da semana de combate à dengue, promovida pelo NUSAU, e interage com os internos sobre a doença. O encerramento será sábado com um torneio de futebol
A equipe médica, enfermeiros e auxiliares do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes promovem uma Semana de Combate à Dengue com a realização de uma gincana com os internos. Desde segunda-feira cerca de cinqüenta internos do Instituto Psiquiátrico estão empenhados para colaborar e aprender mais sobre a doença.
 
Durante os dias eles aprenderam sobre o mosquito, sintomas e principalmente, participaram de atividades como gincanas, peças teatrais divididos em equipes. A atividade integra a Semana de Combate à Dengue nas unidades prisionais, promovida pelo Núcleo de Saúde (Nusau) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.
Nesta sexta (dia 08), a partir de 9h, cerca de cinqüenta internos, divididos em duas equipes (vermelha e amarela), saem em busca de possíveis focos da doença em brincadeira que mistura educação e entretenimento. O objetivo é envolver os pacientes nesta mobilização social em combate à doença, como explica o diretor da unidade, Dr. Caetano Rios.
 
No sábado (dia 09), às 9h, a programação conta ainda com o III Torneio da Integração, um campeonato de futebol entre internos. Realizado pelo serviço de educação física do IPGSG, sob a coordenação do professor Aquiles Sobrinho, cerca de 40 atletas compõem as equipes (agentes penitenciários, internos do Lar da Paz e do IPGSG) participam. Os educadores físicos das outras unidades prisionais estarão presentes ao evento esportivo. O evento encerra a Semana de Combate à Dengue no IPGSG. Na oportunidade haverá distribuição de troféus e medalhas, e em seguida uma confraternização entre os atletas, árbitros, professores,  dirigentes e toda a equipe multidisciplinar. 
05/04/2011
Abertura da semana de Combate à Dengue –
Apresentação: O Mosquito / A Transmissão / Sinais e Sintomas / Prevenção / Separação Dos Grupos / Identificação dos profissionais para cada grupo / Eleição da Liderança Dos Grupos / abertura Da Gincana / Nome Do Grupo / Cor Que identifica o grupo / Grito de guerra do grupo 

06/04/2011 
Confecção do Mural (Equipe A)/ Mosquito ( Equipe A )/ Peça Teatral/ Musica 

07/04/2011
Confecção do Mural (Equipe B) / Mosquito ( Equipe B ) / Peça Teatral / Musica

08/04/2011
9h – Gincana com os grupos que buscam o maior numero possível de focos do mosquito. Apresentação das etapas da gincana

09/04/2011 
9h – II Torneio da Integração – Futebol 
Encerramento da Gincana