Internos do IPPOO II recebem pela primeira vez um salão de arte dentro da unidade

12 de abril de 2011 - 03:00

Internos, visitantes e funcionários do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) terão uma experiência instigante durante os próximos 45 dias. É que o IPPOO II recebe pela primeira vez um salão de arte com a ocupação de seus espaços internos com obras de artistas contemporâneos. 
 
Na  62ª Edição do Salão de Abril, que acontece no período de 15 de abril a 31 de maio de 2011, o tema “Subjetividade das Formas do Eu” transcendeu ainda mais os lugares da arte e levou-as até as unidades prisionais. Além de lá, as obras poderão ser apreciadas na Galeria Antônio Bandeira e espaços públicos como o Passeio Público, no centro da cidade de Fortaleza.  
 
Na última sexta (dia 15) os três curadores da mostra, Agnaldo Farias (São Paulo), Andrés Hernandez (São Paulo) e Ana Valeska Maia (Ceará) visitaram o IPPOO II e analisaram os trabalhos expostos nas vivências 4,5 e 6, além de espaços de tratamento penal. Na visita também estiveram presentes o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Augusto Câmara, e a secretária de cultura do município de Fortaleza, Fátima Mesquita, além do coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo e do diretor adjunto do presídio, Eliondomar Caminha.  
 
Seguindo a proposta da curadoria do Salão de Abril, a ideia era buscar novos espaços e ocupar as unidades prisionais é um feito inédito no País. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado abraçou a iniciativa com intuito de fazer uma conexão entre internos e a arte. “Para o Governo do Estado é salutar esta iniciativa vinda dos artistas com a intenção de aproximar seu trabalho das pessoas que hoje estão no cárcere. Estes internos devem iniciar o processo de ressocialização ainda dentro das unidades, por isso é importante novas aprendizagens e a arte possibilita humanizar ainda mais as relações sociais dentro das penitenciárias”, com explica a secretária Mariana Lobo. 

As paredes do IPPOO II recebem as plotagens, fotos e pinturas a óleo da artista Clarisse Campelo. A motivação é levantar questões ligadas diretamente ao cárcere, como a própria sistemática, o conceito de espaço, de ocupação, o dentro e o fora de corpo e movimento. A temática pretende ampliar as discussões inseridas no projeto do Salão que tratam do espaço e do lugar da arte, consolidando a iniciativa como um lugar aberto e instigador de reflexões sobre o fazer artístico. 

Esta atividade inédita contará com a apresentação de seis obras de arte na área interna do IPPOO II, no município de Itaitinga, BR 116, Km17, na região metropolitana de Fortaleza.

O Salão – A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Defensoria Pública do Estado do Ceará apóiam a realização da 62ª Edição do Salão de Abril que acontece no período de 15 de abril a 31de maio de 2011 e desta vez ocupará a Galeria Antônio Bandeira, os espaços públicos e o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Com o tema “Subjetividade das Formas do Eu” a mostra presta homenagem ao artista plástico cearense Zé Tarcísio. A realização do Salão de Abril é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Seculfor). 
 
O Salão de Abril 2011 teve a inscrição de 613 artistas de 14 estados. A criatividade da arte contemporânea brasileira, com pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos dos 30 artistas e grupos selecionados, dois dos quais são cearenses- o artista plástico Diego dos santos e o grupo Acidum. 

Os selecionados do Salão de Abril receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5 mil e dois artistas irão receber da Prefeitura de Fortaleza, bolsas de formação no valor individual de R$ 12 mil. 
 
 
 

 
 
 
Curadores visitam as obras no IPPOO II