CPPL II realiza I Torneio de Futsal

10 de maio de 2011 - 03:00

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), vinculada a Secretaria da Justiça e Cidadania do estado do Ceará, realiza o I Campeonato de Futsal da CPPL II. Estimulados por profissionais da área de Educação Física do Sistema Penitenciário,  os internos da unidade penitenciária participam da atividade que tem intuito recreativo e de ressocialização. Cerca de 60 internos se integram ao campeonato na CPPL II.

O torneio terá início hoje, dia 10 de maio, e se estenderá pelo restante do mês corrente, acontecendo todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, na quadra poliesportiva da unidade. Participam do Campeonato as vivências A, B, D e E, que hoje abrigam cerca de 760 apenados. Esta atividade também premia o bom comportamento dos internos, que participam do projeto Renascer de pacificação da cadeia.

A competição acontece em dois turnos. No primeiro, cada vivência disputa um mini torneio que vale a vaga do time representante. Após determinados os campeões da primeira fase, o Campeonato de futsal entra na sua etapa decisiva, onde acontecem os jogos entre as vivências A, B, D e E. Dois times disputam a final do torneio, que terá também uma solenidade de encerramento com a entrega de medalhas e que contará com a presença de três jogadores do atual campeão cearense de futebol, o Ceará Sporting Club.

A direção da unidade, formada pelos diretores Herlano Falcão e Denis Rodrigues Barbosa, informa que esse não é o primeiro esforço de incentivo às práticas esportivas na penitenciária, e os internos possuem semanalmente o acompanhamento do educador físico na unidade.

É importante salientar que existe a prática de outras atividades desportivas como ginástica laboral, gincanas, recreações e promoção de esportes indoor, como basquete, voleibol e o próprio futsal nas unidades prisionais que dispõem de uma estrutura para a realização dessas atividades.