Ação Global presta serviços de cidadania no interior

17 de maio de 2011 - 19:30

Durante o último sábado, dia 14 de maio, o município de Jaguaruana, no baixo Jaguaribe, recebeu a 18ª edição da Ação Global, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI/CE) e da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, em conjunto com mais de 45 entidades parceiras, dentre elas a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). O evento, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Geraldo Correia Lima, ofereceu mais de 40 serviços de cidadania à população local. Cerca de 1.100 voluntários deram assistência a 19.600 pessoas, prestando, no total, 57.600 atendimentos gratuitos. 


Este ano, os serviços mais pr
ocurados foram emissão de documentos (registro geral/carteira de identidade), com 1.689 pessoas atendidas, e corte de cabelo, tendo sido realizados 1.689 procedimentos. Os referentes à cidadania, que envolvem ainda a emissão de documentos como registro de nascimento, carteira de trabalho, CPF, serviços bancários e orientações trabalhistas e jurídicas, entre outros, somaram 3.401 atendimentos. Na programação, ainda aconteceram: vacinas (381), atendimentos odontológicos (228) e consultas e exames em clínica geral (311). O evento promoveu também consultas oftalmológicas e orientações sobre alimentação saudável.

 

A Ação Global é um programa de caráter comunitário realizado em todo o país que concentra, num único dia, um grande número de atividades sociais, especialmente, nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania. O objetivo é mobilizar os segmentos mais pobres da população, possibilitando o acesso a bens e serviços sociais básicos. Visa ainda à inclusão social e ao reconhecimento da cidadania.

 

Histórico
O programa Ação Global nasceu em 1991. Naquele ano, o SESI de Minas Gerais observou que a população, residente na periferia de Belo Horizonte, necessitava de atendimentos urgentes em diversas áreas. Em parceria com a TV Globo local, o SESI mobilizou instituições governamentais, organizações não governamentais (ONGs) e empresas dos diversos setores da sociedade para montar um mutirão de cidadania. O sucesso foi tamanho que atraiu a atenção de outros departamentos regionais do SESI e, no ano seguinte, o programa começou a ser desenvolvido em quase todos os estados. Em 1995, passou a ter caráter nacional, e realizado, simultaneamente, em todo o país.

 

Fonte: Sesi/Ceará