Sejus realiza vistorias em mais cinco unidades

27 de maio de 2011 - 19:47

Durante a semana, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realizou mais uma série de vistorias preventivas em algumas unidades prisionais do Estado, através do Núcleo de Segurança e Disciplina (Nused). As unidades revistadas foram as cadeias públicas dos municípios de Russas, Cascavel, Beberibe e Aracati, além do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), localizado no município de Itaitinga.

 

Após denúncia anônima, foi feita uma vistoria na unidade de Russas, no dia 25 de maio, quarta-feira. A operação foi supervisionada pelo administrador da cadeia com o apoio de 10 policiais militares pertencentes ao policiamento local. Três cossocos foram encontrados.

 

Ontem, dia 26, no IPPOO II, novamente foi realizada vistoria antifuga na cela 05 da vivência 10. Desta vez, foi detectado que duas barras de ferro estavam serradas. Além disso, foram encontradas uma “tereza” (corda artesanal) e uma serra.

 

Durante esta sexta-feira, dia 27, as vistorias foram feitas nas Cadeias Públicas de Cascavel, Beberibe e Aracati. Todas estas ações foram realizadas por pelo Grupo de Vistoria do Nused com o apoio de mais oito agentes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).


Em Cascavel foram apreendidos um celular, dois fones de ouvido, uma faca artesanal e um carregador de celular.
No município de Beberibe, um chip de celular, dois cartões de memória, um leitor de cartão de memória e dois cossocos. Em Aracati, foram encontrados cinco aparelhos celulares, dez baterias e um chip para celular, um fone de ouvido, cinco pendrives, três máquinas artesanais de tatuagem, sete cossocos, um alicate, três martelos artesanais e mais um pacote de uma substância desconhecida (aparentemente cocaína), que foi encaminhado para a delegacia local.