Orquestra Filarmônica do Ceará abre a programação de 120 anos da Sejus

13 de junho de 2011 - 03:00

 

 

No aniversário da mais antiga secretaria de Estado, ampla programação com palestras, debates acontece entre os dias 13 e 21 de junho.

 

Nesta segunda–feira, dia 13 de junho, a Orquestra Filarmônica do Estado do Ceará fez a abertura oficial da programação dos 120 anos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará em um concerto dedicado aos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II. A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo e o secretário executivo da pasta, Marcelo Holanda, receberam membros do Conselho Penitenciário do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil, Pastoral Carcerária, além de servidores, agentes penitenciários que participaram da celebração.  

Cerca de cinquenta internos do IPPOO II puderam assistir a um desfile de músicas: de Luiz Gonzaga a Beatles, passando por composições eruditas e religiosas, proporcionando um momento singular na abertura das comemorações. Muitos dos internos presentes jamais haviam assistido a um concerto e puderam  interagir com o Maestro Gladson Carvalho.  A programação contou com apoio da ouvidoria da OAB que sugestionou a apresentação como um momento de engrandecimento cultural aos internos. A ouvidora geral da instituição, Wanha Rocha, esteve presente ao evento.


 

Durante a tarde, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, aconteceu um novo momento de congraçamento, desta vez com todos os servidores da casa com o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos pela banda da Polícia Militar. No ato ecumenico, contou com a apresentação do Coral Sinal Verde do Detran, seguido pelas palavras do padre Marcos Passerini, do jornalista e espírita Nonato Albuquerque e do pastor Armando Bispo.

 

programação de 120 anos da Sejus acontece entre os dias 13 e 21 de junho de 2011 com debates, palestras, lançamento do cineclube, conversas dedicada às crianças, oficina para os egressos do sistema penitenciário e apresentações musicais.  Para a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, é um momento ímpar para apontar para a sociedade a intensidade de ações da pasta. “Comemorar o aniversário de 120 anos da Sejus é, principalmente, ampliar democraticamente as discussões e as ações de educação em direitos, pois desta forma fortalecemos bandeiras inalienáveis a esta pasta como ressocialização, direitos humanos e construção da cidadania.”

 

Ao comemorar 120 anos, a Secretaria da Justiça e Cidadania ressalta um marco dentro da administração pública por tratar das comemorações da mais antiga secretaria do poder executivo do Estado do Ceará. Com a Constituição Política do Ceará em 1891, o órgão foi criado e responde atualmente pela missão de garantir o efetivo cumprimento da execução penal e promover o pleno exercício da cidadania, com fundamento no princípio da dignidade da pessoa humana.

 

No dia 16 de junho, data do aniversário, um ato solene marca a passagem do aniversário com a presença da secretária da Sejus, Mariana Lobo, ex-secretários, representantes de organizações da sociedade, deputados, convidados dos órgãos públicos, servidores e demais autoridades. Na ocasião, a Sejus ainda presta homenagem ao Professor César Barros Leal e ao servidor Luiz Gonzaga Souza, ambos pela inestimável contribuição ao desenvolvimento da pasta.