Comissão de Anistia Wanda Sidou homenageia primeiro jogador de futebol anistiado do Brasil

20 de junho de 2011 - 03:00

Após décadas afastado de Fortaleza e privado de dar continuidade à carreira, Fernando Antunes retorna à capital cearense, acompanhado de familiares, dentre os quais os craques Zico e Edu, para receber homenagens, reecontar sua trajetória e receber a reparação histórica dos danos causados pela Ditadura Militar.

As homenagens serão prestadas pela Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou, vinculada a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), pela Associação Anistia 64-68, pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), e pelo Centro Cultural Ceará Sporting Clube. Na programação, acontecerá o descerramento de placas nos Estádios Carlos de Alencar Pinto (Ceará) e Presidente Vargas além do lançamento do livro “Futebol e Ditadura Militar”.

Para Mário Albuquerque, presidente da Associação 64/68 Anistia e membro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, as homenagens visam reabilitar historicamente o atleta e contar a sua história, inédita até então. “Não se tem notícia de outro caso semelhante no futebol nacional até agora. Nosso objetivo é mostrar às novas gerações a gravidade dos acontecimentos de 64-68, com foco na figura de Nando. Como a perseguição política prejudicou sua carreira e sua vida, bem como toda a contextualização histórica necessária à compreensão fidedigna deste período dramático de nossa história”.

Sobre o livro “Futebol e Ditadura”

Tema polêmico e ainda pouco explorado na literatura, a relação entre futebol e política, particularmente durante o período de exceção vivido pelo Brasil de 1964 a 1985, tem agora um registro histórico produzido no Ceará. O livro “Futebol e Ditadura – A história de Nando, o primeiro jogador anistiado do Brasil”, será lançado nesta terça-feira (21), às 20h, no plenário da Assembléia Legislativa.

A idéia partiu do caso de Fernando Antunes Coimbra (Nando), ex-atleta do Ceará Sporting Club, que sofreu perseguições durante o regime militar. O livro, co-escrito por 15 autores, é uma realização do Centro Cultural do Ceará Sporting Club, em parceria com a Associação 64/68 Anistia, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Autor do prefácio e co-editor de “Futebol e Ditadura”, o jornalista Paulo Verlaine destaca o caráter pioneiro da publicação. “Trata-se de um resgate histórico da relação esporte/ditadura, sendo o primeiro livro do Ceará a tratar do tema polêmico, apresentando uma coletânea de artigos de sociólogos, historiadores e colunistas esportivos”, frisa. O livro tem como co-editor o diretor de projeto do Centro Cultural do Ceará Sporting Club, Guilherme Rodrigues. De acordo com ele, durante a solenidade, o ex-atleta Nando, será declarado anistiado político pela vice-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato. Irmão de Nando, o também ex-atleta Artur Antunes Coimbra (Zico) participará do lançamento.

Dentre os demais co-autores do livro, estão a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo; o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; o jornalista Luiz Carlos Antero; o presidente licenciado da Associação 64/68 Anistia, Mário Albuquerque; e o sociólogo Pedro Albuquerque. O presidente em exercício da Associação 64/68 Anistia e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Messias Pontes, também participará do evento. A obra tem o apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Locabrás.

Terça-feira (21/06)

10h – Apresentação dos Atletas e Familiares à Sede do Centro Cultural Ceará Sporting Club seguida de visitação às dependências Centro Cultural e Clube Ceará S.C. com gravação de imagens para Vídeo do Centro Cultural.

12h30 – Brunch no Refeitório dos Atletas do Ceará Sporting Club

14h às 17h – Apresentação à imprensa local, Entrevistas, Recebimento de homenagem do Clube, recebimento das camisas do Ceará, Fotografias, entrevistas e registros midiáticos diversos. Presença de personalidades esportivas, atletas e ex-atletas.

20h às 22h30 – Lançamento do Livro Futebol e Ditadura, no auditório da Assembléia Legislativa, Homenagem da Comissão de Anistia e Mesa Redonda com os Participantes da Sociedade Civil, Políticos e Autoridades e a presença da secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.

Quarta-feira (22/06)

9h às 11h30 – Recepção No Hall do Estádio Presidente Vargas para os atletas, com café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Esportes e Prefeitura de Fortaleza, com posterior descerramento de placa em homenagem ao atleta anistiado e lançamento do livro “Futebol e Ditadura Militar.

Mais Informações:

Escritório da Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou