Diretor carioca Sérgio Rezende vem a Fortaleza apresentar o filme “Salve Geral”

21 de junho de 2011 - 03:00

Dando continuidade às comemorações do seu aniversário de 120 anos, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) lança nesta terça-feira, dia 21 de junho de 2011 (terça-feira), às 16h, o cineclube Cidadania&Justiça. Na estréia o filme “Salve Geral” será exibido, seguido de debate com o diretor, o cineasta carioca Sérgio Rezende.

 

Para a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, a criação de um cineclube bimensal visa trazer a cultura aproximada dos funcionários e internos da Sejus para que, por meio de debates, “possamos refletir sobre o que fazemos, levantar discussões e ouvir experiências que possam qualificar o trabalho da pasta”.  

 

 “Salve Geral” (Brasil, 2009) é um filme de ficção baseado numa sequência de acontecimentos que entraram para a história brasileira. Narra acontecimentos em São Paulo, a maior cidade da América Latina, que parou sob os ataques orquestrados, em maio de 2006. O filme foi selecionado para representar o Brasil no Oscar 2010.

 

Sérgio Rezende conversa com os presentes ao debate contando a experiência deste filme e de outros tão importantes para a filmografia nacional.

 

Cineasta – Sérgio Peres de Rezende nasceu no Rio de Janeiro em 09 de abril de 1951. Produziu seus primeiros curtas na década de 1970 ainda durante o curso de cinema. “Leila para sempre Diniz” um de seus curtas, foi codirigido por Mariza Leão, com quem Sérgio veio a se casar. Juntos, eles fundaram a produtora Morena Filmes, que assinaria a maioria dos filmes de Rezende.  

 

Embora tenha uma filmografia variada, sua marca registrada são os filmes biográficos. Compõem este ciclo os filmes: “O Homem da Capa Preta” sobre o polêmico político Tenório Cavalcante, da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro; “Lamarca”, que registra os dois últimos anos da vida do capitão Carlos Lamarca;

“Guerra de Canudos”, baseado no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que narra a vida de Antonio Conselheiro; “Mauá: O Imperador e o Rei”, sobre a vida do gaucho Irineu Evangelista de Souza e “Zuzu Angel” sobre a vida da estilista Zuleika Angel Jones.

 

A exibição do filme será no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania, na terça-feira, dia 21 de junho, às 16 horas.  Aberto ao público ( 150 lugares)