Sejus 120 anos: Veterana pasta prepara-se para os novos desafios

21 de junho de 2011 - 03:00

Foi uma semana intensa de debates, discussões, reinauguração e de ações diversas de promoção institucional que garantiram a passagem pelos 120 anos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, programação que seguiu de 13 a 21 de junho, com intuito de aproximar os servidores e delinear novas perspectivas à instituição. Para saber tudo que aconteceu siga os caminhos trilhados:
 
 
 
Dia 13 – Uma Orquestra e emoção
Em parceria com a Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -CE), uma manhã diferente para cerca de 200 internos do projeto APAV (associação de Proteção e Assistência ao Condenado), projeto de pacificação que acontece no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II. Com repertórios dos mais diversos, o Maestro Gladson Carvalho e sua Orquestra Eleazar de Carvalho emocionaram os presentes na abertura da programação. Esta música ecoou também para os quase mil internos da CPPL II, graças a transmissão ao vivo feita pelo projeto Rádio Livre.
 
A tarde palavras de força, coragem e de ternura marcaram os discursos de um ato acumenico puxado pelo padre Marcos Passerini, da Pastoral Carcerária, do jornalista e espirita Nonato Albuquerque e do pastor Armando Bispo, da Igreja Batista Central. 
 
Dias 14 e 15 – Seminário 120 anos – Trocas e conhecimento
O Seminário abriu com uma palestra sensível da antropóloga Glória Diógenes que narrou sua na militância pelos direitos humanos no Ceará. Em seguida, foi realizado o lançamento do livro do nigeriano Cornélius Ezeokeke, egresso do sistema penal, que emocionou a platéia pelo discurso contundente de esperança e de possibilidade de mudanças. Ao fim da tarde, uma mesa com especialistas discutiu ressocialização e penas alternativas.
 
Algumas autoridades do sistema penitenciário, como juízes, advogados, conselheiros, agentes penitenciários, pastoral carcerária, promotores e defensores dividiram as mesas para traçar melhorias. Na área da cidadania, a perspectiva foi ampliar as discussões e debates, incorporando novas realidades. Caso dos povos de rua, que adentrou a Sejus pela primeira vez como movimento organizado.
 
No segundo dia, um dos mais conceituados professores da área penal, Dr. César Barros Leal, narrou sua experiência em visitas penitenciárias de todo o mundo em narrativa etnográfica que despertou bastante curiosidade e perguntas. Depois dele, uma mesa sobre monitoramento eletrônico discutiu a eficácia do método e sua implementação no Ceará. Por fim, o presidente da Associação Nacional dos Povos de Rua, Anderson Lopes, expôs as lutas dos moradores de rua e contou com forte aliado. A secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, comprometeu-se em implementar um comitê setorial dentro da Sejus para discutir a causa. 
 
Dia 17 – Ziraldo e as crianças
Um animado Ziraldo viu o Theatro José de Alencar abarrotado com mais de 800 crianças dispostas a ouvir suas palavras sobre direitos e deveres. A ação faz parte da campanha Crianças e Adolescentes Primeiro, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará. Em uma manhã calorosa do dia 17 de junho, 1.500 cartilhas foram distribuídas para escolas públicas e privadas do Ceará, e a criançada ainda teve direito a lanches, brinquedos e brincadeiras no jardim do TJA. Uma parceria com o Sistema Verdes Mares.
 
Dia 20 – Uma creche nova
Uma manhã cheia de cores encheu de amigos, familiares e funcionários do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa para a reinauguração da Creche Irmã Marta. Internos da CPPL II fizeram o trabalho que repaginou a unidade e propôs melhorias significativas as internas que lá convivem com suas crianças até 1 ano de idade. As diretoras da casa, Monica Damasceno e Ana Lupe Araújo, anfitrionaram convidados da Defensoria Pública do Ceará, OAB, Vara de Execuções Penais e Coordenadoria da Mulher do Governo do Estado, para citar alguns.
 
Dia 21 – Cinema e mais debate
Por fim, o cineasta carioca Sergio Rezende veio a Fortaleza para conversar com os trabalhadores do sistema penitenciário sobre sua ultima produção, Salve Geral, filme brasileiro candidato ao Oscar 2010. Aplaudiu a inciativa sensível da Sejus em implementar um cineclube e propor discussões maiores com a sociedade sobre sistema penitenciário e cidadania. 
 
Confira as fotos de toda a semana clicando aqui