Sejus doa material esportivo do Projeto Pintando a Liberdade para escolas de Poranga e Sobral

28 de junho de 2011 - 03:00

“O mais importante deste encontro é que o material que, neste momento, doamos é produzido pelos internos do sistema prisional do Estado, ocupando-os numa tarefa e que possibilita, além da remuneração, a diminuição do tempo do cumprimento da pena”. Assim, falou a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, na reunião com o diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Prudêncio de Pinho, Daniel Marinho Almeida, de Poranga e com o Secretário do Esporte e Juventude de Sobral, Hermenegildo Sousa.

 
Duzentas e oitenta bolas, 27 pares de rede e 90 tabuleiros de jogos de xadrez foram entregues, pela Secretária Mariana Lobo, no gabinete da Sejus, hoje, (27.06.2011), às 15 horas. Os artigos fazem parte do programa Pintando a Liberdade, do convênio entre os governos federal (Ministério do Esporte) e estadual (Secretaria da Justiça e Cidadania), com benefício direto para as escolas públicas e comunidades carentes. Para o Ministério, este trabalho executado pelos detentos é significativo, porque integra ações de inclusão social e de resgate à cidadania.

 
Férias  

 
Localizada a 345 quilômetros de Fortaleza, com uma população de 11 mil habitantes, o município de Poranga, tem uma única quadra poliesportiva – a da Escola Prudêncio de Pinho. Construída no ano passado, atende as atividades da escola, mas também de todo o município e dos programas governamentais como o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, explicou o diretor Daniel Almeida.

 
Informa que a escola tem no total 542 alunos, incluindo os três anexos da zona rural em Cachoeira Grande, Arraial e Santana, com 03, 03 e 02 salas, respectivamente, de ensino médio. A escola pertence à jurisdição da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 13), da Secretaria da Educação do Estado. “Todo o material vai ser utilizado, preferencialmente, nas aulas de educação física, porém vai beneficiar, também, grupos de jovens da comunidade, que quando organizados participam de torneios, ou os que fazem uso, diariamente da quadra”.

 
E ressaltou: “chega num momento oportuno, porque é o início do período das férias e o uso da quadra já estabelecemos que acontecerá das 08h às 23h, a fim de manter os nossos jovens numa atividade saudável, como o esporte, afastando-os, assim, de condutas sociais não desejáveis. Ao mesmo tempo, movimenta a cidade e acaba gerando a interação com outros municípios, através dos campeonatos promovidos”.

 
Carência

 
“Para se ter uma idéia do tamanho da nossa carência, na segunda quinzena de junho encerramos os JES, envolvendo, nas várias modalidades esportivas, aproximadamente, 1.500 alunos das escolas do município de Sobral, do estado e particulares. Agora, nas férias de julho temos uma programação de incentivo da política da prática de esporte nos bairros da nossa cidade, com torneios para os alunos que não estão nas salas de aula, esclareceu o Secretário Hermenegildo Sousa.

 
“Esta doação chega em ótima hora. Estamos readequando a Secretaria do Esporte e Juventude e como no momento não há um processo de licitação para a compra de material, supriremos as necessidades das escolas, das associações e de clubes de esporte amador”, finalizou.