Sejus e Depen avaliam e projetam ações para 2011

7 de julho de 2011 - 03:00

Fazer uma análise preliminar da programação da Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização (EGPR) para o dimensionamento de ações do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) a fim de implementar uma política de capacitação para os servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) foi o motivo da presença do Coordenador de Apoio à Assistência Jurídica, Social e à Saúde, da Diretoria de Políticas Penitenciárias, Railander Quintão de Figueiredo, durante o período de 4 a 6 de julho de 2011, em Fortaleza. No primeiro dia esteve, ainda, em audiência, com a secretária Mariana Lobo, tratando de novos investimentos.

Segundo o coordenador “a importância da parceria deve-se à oportunidade da oferta de uma grade de curso proposta, para o ensino à distância, que será direcionada para os profissionais tanto da capital, como do interior”. Visitar os setores de referência de saúde do Sistema Penitenciário, localizados no município de Itaitinga (Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo e Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes), além dos laboratórios e consultórios das grandes unidades da região metropolitana fez parte, também, da programação.

“Outros objetivos foram  o de monitorar os contratos firmados entre a Sejus e o Depen, para a expansão do aparelhamento dos ambulatórios e o melhor conhecimento do fluxo de processos de assistência à saúde para os internos, que são desenvolvidos nas unidades”, comentou. Informa o supervisor do Núcleo de Saúde, médico Francisco Alencar, que o Ceará, por intermédio da Sejus, está cadastrado com 12 equipes, desde o ano de 2007, no Plano Nacional de Saúde do Sistema Penal, do MJ e Ministério da Saúde, para a locação de recursos, através de convênios. Para Railander Quintão esses contatos e diálogos com os estados fortalecem as parcerias e as cooperações.